Ampe de Brusque participa de congresso em Florianópolis

Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas esteve em pauta no encontro que reuniu empresários de Santa Catarina

Ampe de Brusque participa de congresso em Florianópolis

Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas esteve em pauta no encontro que reuniu empresários de Santa Catarina

Neste final de semana, em Florianópolis, representantes da Ampe de Brusque participaram do 44º Congresso Catarinense de Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual (Enconampe), promovido pela Federação das Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc).

Na sexta-feira, 15 de março, foi realizada a sessão solene dos 28 anos de fundação da Fampesc, a posse da nova diretoria e a abertura oficial do 44º Enconampe. O evento, realizado no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), contou com um grande número de empresários das micro e pequenas empresas de Santa Catarina, lideranças políticas da esfera nacional, estadual e dirigentes das 26 Ampes catarinenses, entre eles o presidente da Ampe de Brusque (AmpeBr), Luiz Carlos Rosin. 

Importantes discussões
A programação do congresso contou com importantes debates, entre eles o da “Criação da Lei Geral em Santa Catarina e o Princípio do Tratamento Diferenciado e Favorecido às Micro e Pequenas Empresas”. Durante as discussões, foi reforçado ainda mais que as micro e pequenas empresas (MPEs) e os micro empreendedores individuais (MEIs) catarinenses precisam receber tratamento diferenciado em relação as grandes e médias empresas, e que, a regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina só deve agregar benefícios para isso. 

Resultados positivos
Na avaliação do presidente da Ampe, Luiz Carlos Rosin, as trocas de experiências e principalmente as discussões com as Ampes de todo o estado, durante o Congresso, só devem fortalecer os empresários das micro e pequenas empresas. Segundo ele, as ações já conquistadas e consolidadas pela Fampesc, como o Manifesto das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual, irão se fortalecer ainda mais com a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina . 

“O Manifesto vem crescendo desde 2006, está cada vez mais elaborado, e resultará na Lei Geral aqui no estado. E isso representa muito ganho, pois será uma conquista de todas as micro e pequenas empresas catarinenses, já que todas as discussões e necessidades delas estão dentro de um contexto, representado por uma entidade (Fampesc) que está buscando o seu espaço, com credibilidade. E as Ampes de todo o Estado e os empresários das micro e pequenas empresas só têm a ganhar com tudo isso”, finaliza. 

O Manifesto
Surgiu em 2009, diante das demandas do segmento e buscando o atendimento do princípio Constitucional do Tratamento Favorecido e Diferenciado, garantidos nos artigos 170 e 179 da Constituição Federal. O Manifesto das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual é o documento que baliza as ações e posicionamentos de empreendedores, empresas e associações. Cada demanda, abordada no manifesto tem origem em profundas discussões, que são pautadas no desafio diário dos empreendedores. Ou seja, são todas as reivindicações legítimas dos empresários das micro e pequenas empresas catarinenses. 

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (nº 123 de 2006)
Esta Lei Complementar estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Nos últimos anos passou por alterações, e busca tentar atender e suprir, da melhor forma, as necessidades das micro e pequenas empresas em todo o país.



Fonte: Assessoria de Imprensa – AmpeBr

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo