Ampebr celebra 25 anos de história
Comemoração ocorreu na sexta-feira, 11, e reuniu autoridades e empresários da região
A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (Ampebr) celebrou na noite de sexta-feira, 11, seus 25 anos de fundação. O jantar comemorativo ocorreu na Sociedade Esportiva Bandeirante e reuniu autoridades, associados e empresários da região.
Durante a comemoração, a atual diretoria da associação homenageou os fundadores, ex-presidentes e parceiros que foram importantes ao longo dos 25 anos de história.
Atual presidente e um dos fundadores da entidade, Luiz Carlos Rosin, tem orgulho de fazer parte desta trajetória. “Um grupo plantou a semente e pretendia que chegasse a alguma coisa. Tenho a felicidade de como presidente comemorar 25 anos de história. A Ampebr já fez muito pelos microempresários da cidade. Com certeza, isso é só o começo”.
Rosin destaca que como presente da comemoração dos 25 anos está a construção do Centro de Inovação Tecnológico do governo do estado em um terreno doado pela associação. “Com este centro, poderemos desenvolver ainda mais as potencialidades das nossas empresas e também da região. O trabalho com tecnologia e inovação trará muito mais representatividade para Brusque”.
O empresário Gilberto Luiz Erbs é um dos fundadores da entidade e recebeu homenagens durante a comemoração. Ele ressalta que a Ampebr surgiu da necessidade de unir e profissionalizar ainda mais os empresários que faziam parte da rua Azambuja, que vivia seu auge em vendas. “Nos unimos e fizemos uma associação para a proteção. Naquela época, não imaginávamos que o comércio na rua Azambuja migraria para a rodovia [Antônio Heil e, posteriormente, Ivo Silveira], e então, a associação se transformou em Ampebr, ficando ainda mais forte”.
Além das homenagens, a comemoração do jubileu de prata da entidade contou com a palestra do economista, consultor de empresas, pesquisador do comportamento humano e escritor Carlos Hisdorf, reconhecido pelo mercado como um dos cinco melhores e mais requisitados palestrantes do Brasil. “A Ampebr tem uma história extraordinária. Tem união e cooperativismo, qualidades que todas as empresas necessitam. Estou muito feliz em poder fazer parte deste momento especial”.
História
Atualmente, a entidade conta com 280 empresas associadas e mais de mil micro e pequenas empresas da região que são beneficiadas com as ações desenvolvidas pela Ampebr. A associação surgiu em 1990, o auge da Rua Azambuja, quando um grupo de empresários viu a importância de formar uma entidade que os unisse para ideais em comum. Assim, no dia 5 de setembro de 1990 foi fundada a Associação da Indústria e do Comércio da Azambuja (Aica), tendo como primeiro presidente o empresário Carlos Hildebrand.
Pouco tempo depois, com a criação da Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc) e para fortalecer ainda mais o segmento de confecção, a entidade passou a ser denominada Ampebr. Desde então diversos presidentes estiveram à frente da entidade, que acompanhou nos últimos anos as mudanças na cidade e no país, desde a queda dos negócios da rua Azambuja até abertura dos centros comerciais em Brusque.