Perder peso e buscar uma vida saudável ganhou uma motivação a mais após a realização da primeira edição do “Perca Peso, Doe Alimentos”. Ana Paula Libardo, nutricionista e personal diet há 5 anos, e o marido Thalisson Rodrigo Eccel foram os organizadores do projeto que consistiu na doação de alimentos na mesma proporção da perda de peso dos pacientes de Ana. Por exemplo: se houve a eliminação de 10 quilos, o participante deveria doar 10 quilos de alimentos.

Com isso, as 62 pessoas participantes doaram 645 quilos de alimentos que já foram encaminhados à Comunidade Bethânia, de São João Batista, em um evento de finalização do projeto que foi realizado na própria casa de Ana e Thalisson.

Os organizadores se preocuparam em solicitar somente a doação de alimentos saudáveis para a entidade.

Ana tem uma forma diferente de trabalhar: ela atende seus pacientes à domicilio. Porém, desta vez, o caminho foi o inverso. Neste evento, ela resolveu abrir as portas de sua casa para recebê-los.

A ação aconteceu pela comemoração ao Dia do Nutricionista (31 de agosto) e ao Dia do Educador Físico (1º de setembro). Aliado a estas datas, o projeto surge também da vontade de um Brasil mais saudável, que se alimente melhor e com menos sedentarismo. A nutricinista Ana conta com o grande apoio e confiança dos seguintes educadores: Alisson Fumagalli, Forma Studio Personal, Camila Albani & Jackes Mello, WT Energy e Sérgio Grach.

Compartilhando saúde

A mudança de hábitos foi uma experiência vivida por Ana e Thalisson. Ambos não tinham em seu dia a dia a ideia de uma alimentação equilibrada, ou mesmo a prática de atividades físicas. Naturalmente, o sobrepeso e os problemas de saúde atingiram a ambos. Foi a partir da busca por um estilo de vida mais saudável que tudo mudou.

Juntos, eles mudaram seus hábitos alimentares, passaram a se exercitar e, somados, eliminaram 56 quilos. Isso despertou em Ana, formada em Nutrição e conhecedora dos preocupantes números de cidadãos brasileiros acima do peso, a vontade de realizar um projeto motivacional para a busca de saúde. “Nós temos no Brasil 52% das pessoas com sobrepeso e 20% de obesos. O pensamento foi em realizar um projeto que motivasse as pessoas a mudarem de vida”.

Hoje, o casal se alimenta bem, cultiva sua própria horta, tudo de maneira orgânica. Praticam exercícios, principalmente os relacionados ao ar livre, por meio de viagens, campings e trekking.

Gratidão pelo projeto

O encerramento do projeto foi também um momento de agradecer à Ana pelo trabalho realizado na motivação da perda de peso. Laura Adiers Gobbi, por exemplo, afirma que não imaginava que seria capaz de emagrecer tanto, ela e a família eliminaram juntos 50 quilos com o acompanhamento de Ana e da personal trainer Dalvana Hugue. “Isso é tudo graças ao trabalho dela. Foi importante aliar o esporte e a alimentação correta. Ver o meu peso enchendo um carrinho de supermercado, e saber que estes alimentos serão destinados a uma causa tão legal nos motivou bastante”.

Após ter a segunda filha, Josiane Werner Vargas foi diagnosticada com câncer de mama. Isso a preocupou e a provocou para buscar uma mudança de vida. Com isso, buscou Ana e também o auxílio de Wiliam Todt, profissional de Educação Física. “A minha vida era extremamente sedentária, e eu fui motivada a mudar. Hoje pratico exercícios todos os dias. Acho que as pessoas têm que se preocupar mais do que apenas com o corpo perfeito, mas principalmente com uma vida saudável. O trabalho social que o projeto nos envolveu também é muito importante, deu muito orgulho de participar”.

A família Diegoli buscou qualidade de vida e melhora de saúde com a reeducação alimentar. Consequentemente, juntos, eliminaram 30 quilos no total. “Foi super importante este trabalho da Ana. Mudamos nossa consciência. Temos mais disposição e rendimento nas atividades físicas. Nós achamos o máximo poder ajudar a Bethânia, que é uma instituição de respeito e acolhe pessoas que necessitam de auxílio”, diz Joice.

Apoiadores

Além dos profissionais da área, as seguintes empresas de Brusque e região também foram apoiadoras do projeto: Floripa Têxtil, Chady Confecções, Estúdio La Calle, Espaço VIP, O Município, Carolitas e Nutri Tice – Café Saudável, Mascavo Brasil, Snella (Distverde), Fischer Jardinagem, Sirius, Dermavita e Dehon.