Anatel diz que serviços de operadoras de telefonia melhoraram em Brusque
Dados mostram que taxas de desconexão dos serviços de voz e de internet diminuíram
De setembro do ano passado a agosto deste ano, as operadoras de telefonia móvel que atuam em Brusque registraram melhora nos serviços de voz e internet. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foram coletados durante todos os dias dos 11 meses. Embora os números sejam positivos, as empresas ainda lideram as reclamações no Procon do município.
As taxas de desconexão de voz e de desconexão de dados 3G, ou seja, as quedas de serviços, foram as modalidades em que a Claro, a Oi, a Tim e a Vivo avançaram com mais ênfase durante os 11 meses do registro da Anatel.
Na desconexão de voz, a Oi, a Tim e a Vivo aprimoram o rendimento. A Vivo, por exemplo, melhorou de 0,91% para 0,66% (o máximo de queda permitida pela Anatel é de 2%). A Claro foi a única operadora que recuou na mesma modalidade, subindo de 0,33% em setembro do ano passado para 0,41% em agosto deste ano.
Já em relação à desconexão de dados 3G, as quatro empresas melhoraram a prestação do serviço em 11 meses. Nesta modalidade, a Vivo se sobressaiu às outras. Em setembro do ano passado, a empresa registrava 0,63% de queda. Em agosto deste ano, por outro lado, recuou para 0,28%. Para esta modalidade, a Anatel permite queda de até 5%.
No campo das conexões para serviços de voz, apenas a Claro aprimorou o rendimento – aumentou de 99,88% para 99,91%. Por sua vez, a Tim foi a que teve a melhor produção nas conexões de dados 3G – de 93,99% para 98,82%. Nesta categoria, a Vivo também melhorou – de 99,26% para 99,49%.
Reclamações
A melhoria dos serviços registrados de setembro do ano passado a agosto deste ano parece não se refletir no Procon de Brusque. No órgão de defesa do consumidor, as operadoras de telefonia móvel continuam no topo do ranking de reclamações.
“Em todos os dias há reclamações contra as operadoras. E não há uma que se destaque entre elas. É uma pior do que a outra em relação à insatisfação dos clientes. Há desde problemas de sinal até cortes de internet e cobranças indevidas”, afirma o diretor geral do órgão, Dantes Krieger Filho.
O número de reclamações e de falta de resoluções por parte das operadoras é tão grande que o diretor diz que o Procon marcará uma reunião com os responsáveis. A ideia é se reunir na Câmara de Vereadores para cobrar melhorias.