André Gohr assina com equipe que tem estrutura de ponta e mira novas conquistas

Ciclista passa a atuar na Swift Carbon Pro Cycling em projeto que promete agitar o ciclismo de estrada

André Gohr assina com equipe que tem estrutura de ponta e mira novas conquistas

Ciclista passa a atuar na Swift Carbon Pro Cycling em projeto que promete agitar o ciclismo de estrada

O ciclista brusquense André Gohr tem nova equipe: a recém-fundada Swift Carbon Pro Cycling Brasil, que conta com uma grande estrutura para treinamentos em Lagoa da Prata (MG), a 211 quilômetros de Belo Horizonte. Trata-se do time ciclismo de estrada da S2 Sports, que surge após a cobra da Swift Carbon pela Sense Bike, fabricantes do ramo. Gohr espera fazer um 2021 com evoluções, mirando as Olimpíadas de Paris em 2024.

A S2 Sports terá 23 atletas em 2021 2021, divididos em seis equipes de diferentes modalidades dentro do ciclismo: Sense Factory Racing, Sense Factory Enduro, Sense Enduro Base, Swift Carbon Pro Cycling Brasil, Swift Carbon Tri e Sense Bike Family.

Gohr se diz impressionado com a infraestrutura da Swift Carbon. Há uma sede física, com três caminhões, e quatro carros, com os setores administrativo e financeiro e as divisões voltadas a desempenho, com gerenciamento de treinos, classificações e funções dos membros da equipe.

“É um projeto totalmente inovador. Eu, particularmente, nunca imaginei que teria à minha disposição uma estrutura como a que foi posta à nossa disposição. (…) É uma estrutura que já faz com que o projeto nasça vencedor. Igual ou até superior a muitos times de ciclismo de estrada da Europa, que é referência na modalidade.”

De acordo com o brusquense, uma das coisas que mais lhe atraiu foi o projeto de popularização do ciclismo, especialmente o de estrada, no qual compete. Entre os objetivos da Swift Carbon Pro Cycling Brasil estão o resgate da modalidade e a influência para que haja investimento no ciclismo profissional.

“Eles querem ver não só a equipe crescer, mas também têm esta maneira de trazer o esporte junto como um todo. Acredito que daqui a dois ou três anos a equipe já vai estar em outro estágio. Torço muito e tenho certeza que o ciclismo de estrada vai acompanhar e subir a escada novamente para voltar a ser o que era.”

“Esse momento de pandemia trouxe a bicicleta com um alcance maior, trouxe este movimento mais forte. Tanto como esporte, lazer ou meio de transporte. Para atrair este público iniciante, há um time de embaixadores”, complementa.

O convite surgiu bem no início de 2021, após a equipe da qual fazia parte, de Ribeirão Preto (SP), ter perdido muitos patrocinadores por conta da pandemia. “As conversas se desenvolveram muito bem. Os objetivos meus e da equipe são semelhantes, e o desafio de uma fase, uma nova gerência é sempre bom, principalmente num momento sem competições, a situação ainda é bem complicada. É um desafio novo, uma motivação nova.”

Apesar da novidade na carreira, o campeão brasileiro de contrarrelógio de 2019 não pretende deixar totalmente a terra natal. Vai revezar longos períodos entre Minas Gerais e Brusque, e os planos de seguir representando a cidade nos Jogos Abertos de Santa Catarina estão mantidos.

André Gohr ciclismo ciclista brusquense Swift Carbon Pro Cycling Brasil S2 Sports
Foto: S2 Sports/Divulgação

Competições

Praticamente todas as competições previstas para o início do ano foram adiadas. Portanto, o calendário deve começar a partir da metade de abril, caso não haja outras alterações. Durante este período, a Swift Carbon deverá promover atividades de treinamento e de relacionamento com ciclistas amadores.

O foco de 2021 está no Campeonato Pan-Americano de 30 de maio a 2 de junho na Argentina, e também no Campeonato Brasileiro, de 18 a 20 de junho, no qual defende o título no contrarrelógio. A ideia de Gohr é já começar a obter resultados que o credenciem a disputar as Olimpíadas de Paris, em 2024.

Apesar da pandemia, os treinamentos seguiram normalmente, sempre sozinho ou no máximo com um amigo. Com academias fechadas por um longo período em 2020, o criclista investiu para ter uma pequena estrutura em sua casa para os treinos físicos. Assim, o ano passado foi um dos que teve mais treinamentos na carreira de Gohr, que está confiante na própria evolução e aguarda ansioso pela estreia na nova equipe.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo