Corpo & Morada é tema que inspira as criações do elenco Casacor em todo o país, e a arquiteta Bianca Rieg, de Guabiruba, desenhou um Living com texturas e cores da natureza, com formas orgânicas, rodeado de plantas e madeiras que se unem aos acervos cheios de lembranças da casa de seus avós. O ambiente com tons marcantes contém peças de artesãos locais e, entre elas, algumas de uma árvore que caiu durante um vendaval no sítio de sua família. A abertura da mostra ocorre nesta quinta-feira, 8, em Balneário Camboriú.
“Hoje, mais do que nunca, sinto a necessidade de estar perto da natureza. Ela é vida e nos conecta com nosso corpo”, explica Bianca ao citar as materialidades selecionadas para compor o seu projeto que é o Living Morada Lorena.
A arquiteta Bianca Rieg usa como inspiração momentos de sua infância passada em um sítio em Guabiruba, onde desfrutou do real contato com a natureza e a convivência próxima aos animais.
“Nasci em um lugar lindo, cercado pela natureza, pássaros e animais, com uma longa entrada cheia de palmeiras, árvores altas e muitos antúrios cultivados pela minha avó. Foi uma infância de muitas aventuras e sempre cheia de vida. Nasci em uma família de construtores e desde pequena acompanhava meu avô no escritório de sua casa calculando materiais para obras de seus clientes. Anos depois comecei a acompanhar meu pai que também seguiu o mesmo caminho”, conta.
Bianca Rieg lembra dos momentos de café que desfrutou com a avó. Por durante 30 anos, a arquiteta de Guabiruba viveu na região da Lorena, e trouxe a atmosfera deste lifestyle rural para o living que ganha o título Morada Lorena.
“Ter morado no sítio durante 30 anos me ensinou que as coisas boas da vida estão aliadas a simplicidade e esse DNA reflete na criação de meus projetos. Todos esses elementos juntos transmitiram a força e o aconchego que a natureza nos trás e junto as boas lembranças do sítio que morei serviram de inspiração à minha criação”, finaliza a arquiteta.
A arquiteta Bianca Rieg destacou alguns destaques do projeto:
– A bicicleta do bisavô de Bianca que foi restaurada pelo irmão.
– O rádio e o relógio que eram de sua avó, assim como as xícaras, os cisnes, os antúrios (colhidos e trazidos de Guabiruba) que decoram o ambiente.
– Os troncos transformados, por artesões do local, em mesinhas, banco e luminária são os do vendaval da árvore que caiu no sítio da família.
– Os quadros que você vê em uma das paredes são fotos da entrada da casa, da cachorrinha Maia, a avó, a arquiteta Bianca com 5 anos, em 1987, e o irmão.
– Em algumas paredes o revestimento utilizado é um lançamento da Portobello, em collab com Oscar Metsavaht, fundador e diretor criativo da marca Osklen.
– Os pratos usados como revestimento em parte do ambiente foram feitos por oleiros de Guabiruba, onde fica o sítio da família.
– O teto do ambiente representa a copa de uma árvore.
Serviço
O quê: Casacor Santa Catarina abre temporada Corpo & Morada no The Spot One
Quando: 8 de junho até 23 de julho
Quanto: entre R$ 40 e R$ 80 no site Casacor
Onde: avenida Santa Catarina, 1 – Estados, Balneário Camboriú
Acesso à mostra: Piso L2 do Balneário Shopping