Arquitetas de Brusque são finalistas em prêmio estadual com 400 inscritos
O Concurso Técnico NCD está na quarta edição. Esse ano mais de 400 trabalhos foram inscritos em 6 categorias profissionais e 1 estudante. O Núcleo Catarinense de Decoração contou com jurados de nível nacional e internacional para avaliar os projetos nas áreas de projeto comercial e residencial, arquitetônico, área íntima, cozinha, living, design de produto e estudantes. O concurso é aberto para todos os profissionais que atuam no Estado. Na premiação desse ano, o NCD Regional Vale (Blumenau e região) levou o primeiro lugar em duas das quatro categorias que estava disputando. Um dos escritórios premiados foi o Moderne Arquitetura, das sócias Iohana Zen Cherem e Thaís Parente.
Roteiro turístico
A Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Rancho Queimado, reabriu ao público a partir da última semana. O local havia sido fechado temporariamente devido à necessidade de manutenção da estrutura do telhado. Assim, foi instalado um escoramento provisório na parte externa da casa, que deve permanecer nas próximas semanas. O sótão permanece interditado.
O espaço cultural, localizado no Distrito de Taquaras, está abrigado em uma edificação tombada pelo Estado desde 1985. A construção data do início do século XX e, em 1911, foi comprada pelo então governador de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz, para ser usada como residência de lazer e repouso, em função do clima e altitude amenos na região. O atual conjunto, composto de casa e chácara num total de 184.413m2, foi adquirido pelo executivo estadual em 25 de fevereiro de 1985 e tombado pelo decreto nº 25.880.
Saldo positivo
Pelo menos 50 pessoas estiveram na abertura da exposição Entre(tantos), da artista Silvia Teske durante o sábado, 23. Das 31 obras, 20 já foram vendidas. Sucesso!
Semana literária
Aprovado em 2019 pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Brusque da Fundação Cultural de Brusque, o projeto Semana Hilda Hilst – No Mais Profundo Osso realizará uma semana de apresentações dedicadas à carreira literária da escritora brasileira Hilda Hilst. Considerada um dos grandes nomes da literatura nacional, ao lado de Guimarães Rosa e Clarice Lispector, Hilst – que faleceu em 2004 – deixou aos leitores mais de 40 obras de poesia, prosa e dramaturgia. Abrindo suas portas diariamente às 19h30, no Museu Casa de Brusque, a semana apresentará três saraus de poesia e duas mostras audiovisuais, incluindo o filme Hilda Hilst pede Contato (2018), da diretora Gabriela Greeb, ainda inédito em Santa Catarina.