X
X

Buscar

Bia Barros lançará músicas autorais e videoclipe para novo projeto

Como a maioria dos músicos, impedidos de se apresentar e ter contato com o público presencialmente, a cantora Bia Barros buscou diversificar sua produção para uma área que até então não havia experimentado: a composição. No período de isolamento nasceu sua estreia em 2020 com “Coragem de ser” e agora, em 2021, compôs e gravou “Qual é o seu medo” e “Cores de Orquídea”.

A primeira música nasceu por encomenda, para se tornar tema de um curso de Marca Pessoal e, por isso, havia o prazo de duas semanas para entregá-la gravada. A pressão virou impulso criativo, também inspirado pela temática da valorização e autoestima, assuntos que Bia considera importantes de serem abordados.

“O resultado ficou surpreendente. A repercussão foi muito melhor do que eu poderia imaginar. Muitas pessoas manifestaram terem se sentido tocadas, motivadas pela música. Esta experiência de impactar positivamente as pessoas foi o que me despertou para querer compor mais”, conta a cantora.

Também motivada pela disciplina imposta por um cronograma, desta vez por conta de um projeto aprovado na Lei Emergencial Aldir Blanc do município de Brusque, Bia retomou o trabalho de composição. Ela conta que uma das letras havia sido escrita há cerca de 10 anos e ficou esquecida, então foi o momento de resgatar, ajustar e criar a melodia e harmonia, feitas em parceria com o músico Mimi Reis. Depois de três meses de trabalho, as duas canções estavam finalizadas e gravadas.

O projeto aprovado no edital promovido pela Fundação Cultural de Brusque também oportunizou à artista a realização de um desejo antigo, que era gravar no estúdio GEAR com produção de Giba Moojen. “Sempre admirei muito o trabalho dele e foi uma experiência realmente muito diferenciada”, relata Bia.

Ela ainda revela que gravar composições inéditas e autorais têm sido uma vivência de ‘redescoberta’ em sua identidade vocal. Há 12 anos cantando em eventos, habituada a adequar a interpretação para cada situação específica, conforme fosse apropriado, a cantora experimentou uma liberdade artística.

“Na experiência de gravar minhas próprias músicas, não havia a ‘maneira apropriada’ de cantar. Eu pude colocar minha voz conforme o sentimento que eu quis transmitir com a letra da música. Pode parecer bobagem para os outros, mas para mim, como artista, foi uma experiência bem diferente e rica”, finaliza.

As gravações das composições foram finalizadas no mês de abril e serão disponibilizadas nas plataformas Deezer e Spotify no perfil Bia Barros. Como desdobramento do projeto, a cantora pretende gravar videoclipes de cada canção e lançar em breve.