Como o coronavírus afeta o Fundo Municipal de Apoio a Cultura em Brusque e Guabiruba
Aprovado em março, na reunião do Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Apoio a Cultura está pausado por precaução. “O edital não deve ser lançado antes da primeira quinzena de maio”, acredita Igor Balbinot, superintendente da Fundação Cultural de Brusque. “Por enquanto o lançamento está pausado, levando em conta o Coronavírus e as possíveis consequências financeiras que o mesmo trará”, finaliza. Para o edital de 2020 estavam previstos R$170 mil, que seria dividido em projetos nas áreas das artes cênicas, artes visuais, música, literatura e Patrimônio Cultural e Histórico.
Cultura [2]
A Fundação Cultural de Guabiruba deve prorrogar na próxima semana as inscrições para o edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, que encerrariam no próximo dia 15. O edital prevê R$50 mil que serão destinados a seis projetos, divididos entre categoria profissional e novos talentos.
Literatura
“Não existe humanos inteligentes!”, concluíram os viajantes espaciais que encontraram o manuscrito do jornalista francês Ulysse Mérou, fugitivo de um planeta dominado por símios. O romance de Pierre Boulle inspirou Arthur P. Jacobs a produzir uma cine-série e dois escritores brasileiros a escrever livros com segredos dos seus bastidores. A Editora Estronho lançou a segunda edição revista e ampliada de “Quando os Macacos Dominavam a Terra”, de Eduardo Torelli, e a primeira de “Planeta dos Macacos: Humanos Devem Morrer!”, de Saulo Adami. Adami, que a propósito, reserva outros dois lançamentos para as próximas semanas: Dona Lilli, e o tão esperado Boiteuxburgo – que conta a história de uma comunidade em Major Gercino.
Literatura [2]
Boiteuxburgo leva esse nome, por estar numa região que pertencia a família Boiteux. “O livro é uma reportagem-denuncia sobre os desmandos das administrações do núcleo colonial federal do senador Esteves Junior, que deu origem a Boiteuxburgo – criado em 1860 e emancipado em 1910”, conta o autor Saulo Adami. A região foi responsável por receber os imigrantes da Alemanha, que depois foram para Brusque, Blumenau e Itajaí. O local é onde seria implantada a “cidade modelo”, que queria se construir no Brasil. Mas “a festa acabou em 1960, quando o governo Federal mandou tropas para averiguar como estavam as obras, e descobriu que as verbas eram delapidadas”.
Cobrança
Em meio à crise mundial sem precedentes, o movimento Reage SC emitiu uma nota cobrando redução de salários do poder público. O movimento acredita que os poderes públicos “não parecem estar em harmonia com o sacrifício de milhões de trabalhadores e milhares de empresas do estado”. O Reage SC é formado por 112 entidades, inclusive a Acibr entre elas.
Feliz páscoa!
Fui educado a fazer algumas abstinências na quaresma, porque é um momento de reflexão e de rever o valor de alguns prazeres. Algumas penitências já foram seguidas a risco. Mas nunca esperei que a penitência em 2020 seria tão restrita, e que fosse exigir até um isolamento social obrigatório. Época de reflexão, quando se discute tantos valores: saúde, empregos, negócios, economia e sobretudo, vidas. Meu fim de semana será de oração pela páscoa de todos, e que o renascimento esperado neste domingo, transmute soluções internas que estamos buscando há quase um mês. Maria passa na frente de todos os nossos medos e preocupações, e tudo vai ficar bem. Feliz páscoa, leitores queridos!
Por dentro
- Para combater a propagação de notícias falsas, o WhatsApp que já havia limitado em 2018 o compartilhamento de mensagem para até cinco pessoas por vez, agora reduziu para uma
- Numa semana de desarmonia no governo, sobrou para o CDL de Brusque se manifestar. Em nota, orientou os associados a serem “cautelosos na abertura de seus estabelecimentos, a fim de evitar transtornos com a situação”
Das Antigas