Dupla Renaux/Razia vence etapa da Porsche Cup em Goiânia
A dupla Carlos Vidigal Renaux e Luiz Razia conquistou a vitória da etapa em Goiânia, na Porsche GT3 Cup Endurance Series, neste domingo, 16. Em ritmo competitivo, a aposta nas estratégias assertivas da equipe foi o grande triunfo para o resultado na sétima etapa da competição, na categoria Challange.
As horas dedicadas nas estratégias funcionaram muito bem, e o resultado obtido trouxe ânimo após a insatisfação com a última etapa de agosto, em Termas de Río Hondo, na Argentina. “Não dá para saber qual seria o nosso resultado em Termas porque a corrida é longa, e existem inúmeras variáveis. Mas estávamos muito bem, em segundo lugar, quando houve um incidente com outro competidor e nos tirou da corrida logo na terceira volta”, pontua Renaux.
Após a classificatória garantir o quinto lugar no sábado, 15, a dupla teve o desafio de finalizar os 300km da prova e subir para a primeira colocação. O calor e o clima seco de Goiânia foram outros desafios para os pilotos, que enfrentaram altas temperaturas no Autódromo Ayrton Senna, com índices superiores a 60º C no interior do carro durante o final de semana.
Mas alguns fatores ajudaram a dupla na corrida após largar na metade do grid. “Tivemos uma largada limpa e eficiente, e logo nos posicionamos em terceiro lugar. Este primeiro stint foi muito importante, porque conseguimos nos distanciar dos demais carros”, acredita Razia.
Para Luiz Razia, a conquista exigiu muito trabalho e foco para acertar o planejamento. “Todo alinhamento feito com precisão antes e durante a prova nos trouxe êxito no objetivo. Voltamos pra casa com a alma lavada”, pontua.
“O entrosamento e a sintonia entre toda a equipe fluiu muito bem. Empenhamos um tempo expressivo simulando as possibilidades, estratégias e eventuais situações de corridas. Tínhamos tudo isso bem desenhado e planilhado. Nossos engenheiros iam fazendo atualizações deste planejamento e nos mostrando o que deveríamos fazer conforme ocorria a evolução da prova”, garante Renaux.
A Porsche Cup Endurance Series tem provas de longa duração, o que requer dois pilotos para intercalar a atividade em pista, enquanto o outro está no box acompanhando o desempenho do parceiro, com informações da equipe sobre a evolução da performance. Renaux conduziu o último stint, e segurou o carro na primeira posição até a bandeirada.
“Quando parei o carro em frente ao pódio e fui recebido por toda a equipe, com aquela emoção e vibração, foi inesquecível. Temos que comemorar e seguir para a próxima etapa em São Paulo, com o mesmo ânimo, mas tendo em mente que os 500km de Interlagos não será uma corrida fácil. É uma etapa que irá exigir muito mais empenho para que tenhamos outro bom resultado”, finaliza Renaux.