Instituto Pe. Vilson Groh celebra 12 anos de atuação nesta quarta-feira
O Instituto Pe. Vilson Groh, que leva o nome e seu fundador, um educador social que trabalha há 45 anos nas periferias da Grande Florianópolis, completa 12 anos de existência nesta quarta-feira, 7. Foi morando no Monte Serrat, a partir da convivência com os mais pobres, que aquele jovem universitário, vindo de Brusque, compreendeu que o que falta à periferia é o acesso à oportunidade e respeito entre as pessoas, independente da cor da pele, da religião, nacionalidade e condição social.
Desde então, ele nunca deixou de trabalhar para que crianças e jovens tenham a oportunidade de materializar seus sonhos por meio de uma educação transformadora e emancipatória. Em 2011, entendendo as necessidades das organizações, que já desenvolviam trabalhos de forma conjunta, mas percebendo ainda a grande força e potencialidades na conjuntura em rede, foi criado o IVG.
Ao olhar para o caminho traçado nos últimos 12 anos, padre Vilson Groh destaca a construção de um grande caminho em REDE. “Demos passos calcados na estruturação das organizações. Nossos projetos cresceram de forma exponencial e com resultados que se materializam no dia a dia das comunidades e periferias. Antes nos posicionávamos como uma assessoria para as organizações e, nos últimos anos, viemos assumindo um protagonismo também como no processo de execução de projetos, possibilitando um universo ainda maior de enraizamento das transformações”, destaca.
A pandemia foi um grande transformador de olhares, segundo o fundador do IVG, não apenas pelos montantes captados e investidos nas pessoas, mas também por todo dinamismo e resiliência que foram necessários para enfrentar a problemática. “Abrimos novas portas, novas frentes e conseguimos aproximar nossos projetos também de novas articulações que geram oportunidades para as comunidades”, pontua padre Vilson.
O vice-presidente do IVG, o empresário Walter Silva Koerich, aponta também a firmeza e protagonismo assumido pelo padre Vilson nestes 12 anos na condução de todas as construções. “O trabalho, feito de forma conjunta, sempre foi muito bem conduzido com focos assertivos e um direcionamento, gerando oportunidades e transformações”.
O advogado Mário Augusto Capella Tavares, diretor administrativo do IVG ressalta também a importância e o crescimento dos atendimentos pautados na atuação em rede e o fortalecimento dessa mesma rede, que possibilita que hoje a instituição ganhe projeções nacionais e internacionais. “Atualmente, todas as nossas organizações possuem vida própria e, ao mesmo tempo, tecem teias umas com as outras na construção coletiva de um futuro com novas possibilidades”, pondera.
O Instituto Vilson Groh é uma organização sem fins lucrativos que acredita no potencial de crianças, adolescentes e jovens da periferia da Grande Florianópolis e investe na educação como caminho de transformação social. Todas as organizações que compõem a Rede IVG, fortalecidas por meio da união gerada pelo Instituto, criado em 2011, trabalham com um grande objetivo comum: a construção de um projeto de vida para crianças, adolescentes e jovens. Para que isso aconteça, o IVG trabalha junto com outras oito organizações sociais, formando a Rede IVG. A Rede e escolas conveniadas estão nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça, e têm alcance na Grande Florianópolis, assim como também estende suas atividades à África, por meio do programa humanitário de educação Amigos da Guiné-Bissau.