X
X

Buscar

Jogador de time de futebol lituano faz reabilitação esportiva em Brusque

Há dois meses em uma dividida de bola em um jogo pelo Campeonato Lituano de Futebol (A Lyga) o zagueiro do FK Banga, Maurício Pinto (25), sofreu uma entorse no tornozelo direito. Nos dias seguintes ele até iniciou alguns exercícios para corrigir o problema, mas sem muito sucesso. Esperou terminar a temporada e veio ao Brasil, para realizar sua reabilitação esportiva em Brusque.

O atleta é brusquense e atua há pouco mais de seis meses no Futbolo Klubas Banga. Com passagens em times como o Brusque Futebol Clube, Metropolitano e Operário (MS), Maurício aceitou o desafio de jogar no time europeu neste ano de 2021.

No início deste mês, retornou a Brusque com foco em sua reabilitação. O atleta tem trinta dias para realizar os tratamentos aqui, para retornar à Lituânia em janeiro. Ele ficou impressionado com a estrutura da cidade.

“Nunca havia presenciado uma estrutura tão grande e completa quanto aqui na Fibra Fisio, com tantos equipamentos e tratamentos. Mesmo estando em um país europeu, não havia uma estrutura assim lá”, revela o jogador, que aproveita o momento para rever a família e os amigos de Brusque.

“Maurício veio tratar uma lesão que chamamos de tardia, ou seja, como ele se machucou há dois meses e não havia uma estrutura de fisioterapia lá, ele esperou o término da temporada para fazer o tratamento aqui no Brasil. Hoje, nosso país é referência em fisioterapia no mundo”, explica a fisioterapeuta e sócia da Fibra Fisio, Daiane Paza.

Como ele precisa de uma recuperação rápida, com treinos previstos já no mês de janeiro, a reabilitação é mais intensiva para recuperação e melhor resultado. “Por ser uma lesão tardia, que não foi tratada, começamos a reabilitação do zero. Como ele é atleta, posso exigir muito mais dele, já que não há quadro de edema”, enfatiza.

Maurício Pinto e Daiane Paza. Fotos Divulgação

Maurício tem realizado duas sessões a cada dia de tratamento. Sua reabilitação esportiva tem ênfase na parte de propriocepção, equilíbrio e força, a fim de que ele consiga fortalecer o tornozelo para voltar a treinar sem sentir dor e reduzir o risco de repetir este tipo de entorse.

“Além da reabilitação funcional, fazemos toda parte de ultrassom e laser para aumentar o processo de regeneração do ligamento do tornozelo”, garante a fisioterapeuta.

Sobre os desafios em atuar no FK Banga, Maurício conta que conseguiu se adaptar nesse período. “É um país bom de se morar e estou aperfeiçoando o inglês que eles também entendem, embora as línguas predominantes sejam o lituano e o russo. Há muitos brasileiros que moram lá, muitos jogadores e para mim é uma grande oportunidade. Quando cheguei o campeonato já tinha começado, mas eu consegui participar de muitos jogos e acabei me destacando”, comenta o jogador.

O Futbolo Klubas Banga foi fundado em 1965. É um time da cidade de Gargždai, situada no Condado de Klaipėda.