Low profile: como políticos tem se beneficiado das redes sociais em Brusque
Em ano eleitoral, o prefeito Jonas Paegle ainda está ausente de uma ferramenta que será fundamental para os candidatos se comunicarem com seus eleitores: o Instagram. Parcialmente imerso nas redes sociais, o “Dr. Jonas” é dono de uma página com quase 8 mil curtidas no Facebook. Rede que utiliza para acompanhar obras, e na última semana produziu pelo menos seis vídeos de estreia, quando o próprio Jonas é apresentador. A comunicação, embora ligeiramente debilitada, é uma clara tentativa de se aproximar da população que hoje predominantemente consome esse conteúdo digital.
Low profile [2]
Não é só Jonas Paegle, e de modo geral hoje não há muito bem um case de referência no cenário político em Brusque que faz uso adequado deste “novo” formato de comunicação. Ensaios começaram a ser feitos pelo secretário de saúde, Humberto Fornari, que tem frequentemente se comunicado por vídeo através de sua rede social, e o veterano Ari Vequi, vice-prefeito, que há pelo menos um ano tem usado da ferramenta com mais destaque para repercutir a rotina na vida pública. Dentro das tentativas, se sobressaem a humanização do processo e poucas intervenções e edições – o que é bom, tornando-os naturais.
Low profile [3]
Redes sociais serão sem dúvida uma das principais ferramentas para estar próximo dos eleitores e transmitir suas propostas, e depois de eleitos, a rotina da vida pública. A reinvenção que propõe o isolamento social, serve para todos os setores, inclusive o político, que já sentia impactos nas eleições de 2018 com o advento das redes sociais.
Redução mantida
O Floripa Airport infomou que a malha aérea essencial para o mês de maio no Aeroporto Internacional de Florianópolis prevê o mesmo comportamento da malha de abril, sem alterações significativas. No total, o aeroporto da capital catarinense deverá operar em torno de 200 voos. O movimento segue reduzido, com no máximo cinco decolagens e cinco pousos por dia, um movimento 87,5% menor do que a média para o período, que é de 80 voos diários.
Manifestação
O empresário Victor Debrassi fez uma intervenção na frente da sua loja, a Nalu Surf Shop, na rua Adriano Schaefer. Debrassi, que também é artista visual, pintou uma fachada colorida com arco-íris e escreveu “f*ck corona”. A arte agora se tornou uma estampa de camiseta que será comercializada, e toda a renda será destinada para famílias que mais sofrem impacto do Covid-19, com compra de cestas básicas e materiais de higiene.
Das Antigas