Vinhos portugueses ganham destaque no mercado de vendas online
A Europa Concept Wines está sendo uma protagonista em explorar o mercado de vinhos portugueses no Brasil. Lançada em 2021, a importadora de Blumenau se estrutura com uma equipe de especialistas que descobrem vinícolas na Europa e fazem uma curadoria de vinhos exclusivos. E no último semestre, a empresa estreou uma loja online para atender o consumidor final de todas as regiões do Brasil.
“A importadora se estrutura de sócios que tem em comum o gosto por vinhos. Pensando nisto, um dos sócios, que passa parte do tempo em Portugal, montou uma rede de facilitação na busca de vinícolas e recepção das importações. Criamos uma estratégia reunindo as compras e conteinerizando, para otimizar os custos na importação. Objetivo alcançado para atingir o consumidor final apresentando vinhos exclusivos e o melhor custo benefício possível”, garante Juliano Renaux, sócio da Europa Concept Wines.
A expectativa é de que a importadora tenha uma crescente demanda neste nicho de mercado, na esteira do crescimento expressivo pelo consumo de vinhos, visto o impulsionamento no consumo dado no período da pandemia. “Temos uma visão bastante alvissareira quanto a esta questão. O crescimento das vendas impulsionado por adoção de diferentes estratégias, nos permite antever um crescimento deste mercado competitivo”, garante.
Nesta fase a Europa Concept Wines está focada em vinhos portugueses. Mas a expectativa é que novos rótulos cheguem a loja no próximo semestre, incluindo vinícolas de outros países europeus. “Teremos uma vasta gama de rótulos, que certamente satisfará um público exigente sem nos descuidarmos da qualidade, onde a relação custo e benefício será um dos pilares da casa”, afirma Renaux.
Um dos rótulos dentro da curadoria apresentada pela Europa Concept Wines, é o Reserva da Família. Este vinho nasceu dentro da tradição familiar Quinta da Rede, que geração após geração, teve cultivado o “saber fazer” de forma minimalista. Tradicionalmente, era um vinho restrito a seus produtores, e pela primeira vez chega ao mercado numa edição limitada com 1386 garrafas únicas e numeradas em todo mundo.
O Reserva da Família é uma experiência diante de seu histórico, e para Renaux, será inevitável comparação de rótulos vis-à-vis no campo de valores. “Mas se tomarmos por base o campo qualitativo, não tenho dúvidas de que o rótulo Reserva da Família vence com galhardia. É a paixão pela maestria do proprietário da vinícola, traduzida em toda sua história e esplendor”.
Com atenção agora voltada ao inverno, Renaux lembra como a estação influencia o consumo de vinho. “Com base nas estatísticas de crescimento do consumo desta beberagem e sua sazonalidade, acredito num bom inverno com vendas crescentes e sólidas. Vinho aquece corações”.
No mês de junho, a Europa Concept Wines lançou seu e-commerce, e comemora a recepção do consumidor. “A loja online é uma comodidade. A facilidade de se receber o produto em casa sem as complicações inerentes a compra presencial já é por si um ponto a favor. E temos toda a assessoria para o consumidor poder escolher o rótulo que mais lhe gerar afinidade”, finaliza Renaux.