X
X

Buscar

Animais domésticos soltos provocaram infestação de carrapatos no bairro Limeira

Costume de deixar cães livres nas ruas foi gatilho para proliferação do aracnídeo

No último fim de semana a Vigilância Epidemiológica de Brusque precisou realizar uma ação de emergência no bairro Limeira devido à proliferação de carrapatos. O motivo da infestação foi um costume local de deixar cães soltos, caminhando pelas ruas e pelas casas vizinhas, conforme explicaram os profissionais envolvidos na ação.

Os animais serviram não só como hospedeiros do aracnídeo, mas também ajudaram a espalhá-lo. Pelas residências foram encontrados animais com carrapatos e também ovos. A maior incidência do aracnídeo foi constatada nas ruas Paraná e Rio Grande do Sul.

Veja também:
Responsável por rifa beneficente diz que entregará o valor após comprovante da compra da prótese 

Em reviravolta, projeto que proíbe canudos plásticos em Brusque é rejeitado pelos vereadores

Bruscão apresenta documentação inicial para construção da Arena Havan

 

A ação realizada no sábado, 9, deveria ser voltada apenas para a conscientização da comunidade, bem como dicas para eliminação dos carrapatos, já que a vigilância não realiza este trabalho.

Contudo, em algumas residências com maior incidência do carrapato foi utilizada a técnica de “vassoura de fogo”, com o uso de um lança-chamas.

Segundo o veterinário da vigilância, Tiago Rodrigo Roza, mais importante do que a dedetização paliativa foi o repasse de informações para os moradores. “O cão vai de uma casa para outra, deixando o carrapato. O carrapato bota os ovos e se prolifera por ali. É importante que os próprios moradores tenham o controle sobre o animal e, neste momento, apliquem os carrapaticidas”.

Carrapatos serão analisados
Além de gerar mal-estar, coceira e irritação no animal, o carrapato pode ser transmissor de doenças tanto para o hospedeiro quanto para os humanos. Nos cães, as doenças mais comuns são erliquiose (infecção bacteriana) e a babesiose (parasita do sangue, que pode levar a morte). Nos humanos, o carrapato estrela transmite a febre maculosa, que é grave, e a doença de lyme.

Em uma análise prévia, a espécie com maior incidência não é a do carrapato estrela. Porém, por prevenção, amostras dos aracnídeos serão coletadas e enviadas ao Laboratório Central da Vigilância Sanitária (LACEN), em Florianópolis, para a confirmação.

Veja também:
Moradores de Brusque fazem sucesso com página de humor sobre rivalidade Grenal

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Ingressos, preços, cardápio: o Guia Digital do Festival Brasileiro da Cerveja realizado em Blumenau

Calor colabora com proliferação
Com as altas temperaturas, os donos de animais domésticos devem ficar atentos aos riscos trazidos pelos carrapatos. A fêmea necessita de calor para se reproduzir e pode depositar de 200 a 300 ovos por dia. A infestação visível no animal doméstico diz respeito a apenas 5%. Os outros 95% da infestação estão no ambiente, por meio dos ovos.

O carrapato gruda em cães e gatos apenas para se alimentar e reproduzir. A orientação é prestar atenção no cão ou gato, utilizar os carrapaticidas se necessário for e, principalmente, manter a casa limpa e arejada.