Aniversário de Brusque: confira tudo sobre o desfile cívico
Marcha está programada para começar às 9h, posteriormente ao ato cívico, que acontece às 8h30
Marcha está programada para começar às 9h, posteriormente ao ato cívico, que acontece às 8h30
Em comemoração aos 163 anos de Brusque, será realizado na manhã de sexta-feira, 4, o desfile cívico no Centro da cidade. Sete agrupamentos passarão pela avenida Cônsul Carlos Renaux. Veja como será a programação do evento.
O ato cívico, que antecipa o desfile, deve acontecer às 8h30. Já a marcha está marcada para começar às 9h. Neste ano, com o tema “Escola, Família e Comunidade”, o desfile busca expandir o espírito comunitário da sociedade brusquense.
A principal novidade desta edição, segundo a Prefeitura de Brusque, é a presença de bandas filarmônicas para tocar durante o desfile. As bandas Filarmônica de Itajaí, Banda Musical E.B.M Anita Garibaldi e a Banda do 23º Batalhão de Infantaria, realizarão a fanfarra.
Ao todo, 45 grupos marcharão em direção à ponte estaiada, localizada na rua Conselheiro Rui Barbosa, no Centro da cidade. Os agrupamentos serão divididos por ruas adjacentes à do desfile, para que haja organização entre os grupos.
Como consequência da interdição de algumas ruas para o desfile, trechos da rua João Bauer, Barão do Rio Branco, Gustavo Krieger, rua Alexandre Athanásio Gevaerd, Felipe Schmidt e Vereador Guilherme Niebuhr serão interditados. Em cada endereço haverá um agrupamento.
1° agrupamento: conta com forças policiais, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, será o primeiro a desfilar. Eles ficarão na rua Alexandre Athanásio.
2° agrupamento: centros educacionais infantis. Ficarão na Avenida Cônsul Carlos Renaux.
3° agrupamento: grupos de integração como: Grupo Escoteiro de Brusque, Grupo de Robótica e Clube dos Desbravadores, aguardam na rua Felipe Schmidt, próximos da Milium.
4° agrupamento: outras instituições de ensino como: Colégio e Centro Universitário Unifebe e Escola S, aguardarão na rua Gustavo Krieger.
5° agrupamento: diversas entidades: Defesa Civil, Uniasselvi, Grupo de Dança Furacão Gaúcho. Este agrupamento estará localizado na rua Vereador Guilherme Niebuhr.
6° agrupamento: grupos que representam saúde e lazer como por exemplo: Brusque Futebol Clube e Secretaria de Turismo, ficarão na rua Felipe Schmidt.
7° agrupamento: finaliza o desfile com diversos veículos dos grupos Tatu Trail, Brusque Car Club e com os atiradores do Tiro de Guerra de Brusque, TG 05-005. Estes ficarão na rua Vereador Guilherme Niebuhr.
O mapa abaixo mostra como ficarão posicionados os grupos e os pontos de referências específicos para que cada um fique no lugar correto.
A estimativa é de que cerca de 3 mil pessoas desfilem na comemoração. Em número de automóveis, são esperados 67 veículos passando pela avenida.
Na praça Barão de Schneeburg será instalado um palco, no qual será feito o ato cívico e a apresentação dos grupos.
Diferente da celebração de 2022, na qual houve o corte da cuca gigante na praça, a Prefeitura de Brusque informou que não haverá o corte do prato neste ano.
Centros educacionais Infantis
“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo: