X
X

Buscar

Anjos do Peito comemora 10 anos de atendimento e principal desafio é a falta de voluntários

Instituto Catarinense Anjos do Peito auxilia diariamente famílias de Brusque, Guabiruba e região no processo de amamentação

Há 10 anos o Instituto Catarinense Anjos do Peito, por meio do trabalho voluntário, auxilia diariamente famílias de Brusque, Guabiruba e região no processo de amamentação. As famílias também recebem orientação e suporte para a doação e utilização de leite materno.

O Instituto foi fundado em 29 de novembro de 2010 pela enfermeira Angelina Tarter. Ela transformou seu trabalho na rede pública de saúde em uma organização sem fins lucrativos. A entidade realiza o acompanhamento e orientação das mamães durante a gestação, a amamentação e o desenvolvimento dos bebês.

A Anjos do Peito oferece ainda serviços de manejo para o aleitamento, coleta e distribuição de leite, massagem e drenagem. Também são realizadas orientações em grupos, palestras e cursos, sendo muitos deles fruto de parcerias com empresas e entidades de classe. Em 2020 essa programação foi suspensa em função da pandemia de Covid-19.

Para manter as atividades, a ONG sempre precisou do apoio da comunidade. Ao longo dos anos foram centenas de voluntários e famílias atendidas.

“A demanda sempre cresce e priorizamos por atender as mães no momento em que elas precisam. Independente do dia ou horário. Esse ano, por conta da pandemia, fiquei praticamente sozinha. Precisamos muito de voluntários, tanto para o atendimento quanto para as áreas de administração e marketing”, comenta a presidente, Angelina.

De acordo com ela, a Anjos do Peito comemorou o aniversário de 10 anos apenas de forma simbólica. “O ano de 2020 foi desafiador para todos. Vivemos um momento em que precisamos ter foco na saúde e pensar no coletivo. Por isso, estamos vendendo uma rifa comemorativa e optamos por não realizar nenhuma programação, mesmo on-line”, destaca. A rifa pode ser adquirida diretamente na ONG por R$ 2,50 o bilhete. O sorteio dos prêmios (um novilho, um forno elétrico, uma bicicleta e duas cestas) será em 20 de março de 2021.

Parcerias e sede reformada

No início do ano, a ONG recebeu a doação de mais de 100 bombas elétricas para retirada de leite materno. Os equipamentos são disponibilizados para aluguel.

Ao longo de 2020, a entidade realizou ainda a arrecadação de alimentos para contribuir com famílias carentes durante a pandemia e firmou parceria com a Panvel Farmácias para arrecadar produtos infantis. Outra ação, foi realizada com a Dehon Brusque Farmácia de Manipulação, que desenvolveu uma linha de produtos com a marca Anjos do Peito. A venda dos produtos reverte em um percentual para a entidade.

Outra conquista deste ano foi a reforma da sede realizada por estudantes de Design de Interiores, da Faculdade Senac. “Em meio a tantos desafios ficamos muito gratos pela reforma. Os novos ambientes proporcionaram uma melhoria significativa no atendimento às famílias, que agora são atendidas com mais conforto, em um ambiente bonito e acolhedor”, comemora Angelina.

Como ajudar

Como não tem sede própria, mensalmente a Anjos do Peito precisa arcar com o aluguel e outros compromissos financeiros, como: energia elétrica e combustível para as visitas domiciliares.

Para contribuir com o trabalho realizado, além da possibilidade de ser voluntário da entidade, é possível realizar doações junto ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae, basta procurar a ONG com a conta de água em mãos. Qualquer valor acima de R$ 5 pode ser doado mensalmente de forma automática na fatura.

Quem quiser contribuir com valores mais altos pode realizar a doação por meio de depósito ou transferência para a conta corrente em nome do Instituto Catarinense Anjos do Peito, no Banco 748 (Sicredi), agência 2606, conta 64586-9. O CNPJ da ONG para a operação é 12.998.9841/0001-20.

A Anjos do Peito fica localizada na rua Azambuja, 789, bairro Azambuja. Para mais informações ligue (47) 47 3351-7786 ou encaminhe e-mail para contato@anjosdopeito.org.br.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!