Anjos do Peito auxiliará na criação de posto de coleta de leite no litoral
Parceria será com o Hospital Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú
O Instituto Catarinense Anjos do Peito, de Brusque, vai auxiliar o Hospital Municipal e Maternidade Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, a implantar um posto de coleta de leite humano.
Nesta semana, a instituição brusquense recebeu a visita de enfermeiras do hospital e também do Núcleo de Apoio a Mulher, da cidade litorânea. Elas vieram conhecer o trabalho da instituição e propor a parceria com o objetivo de ampliar os serviços oferecidos de doação de leite no município.
Leia também:
Por que a Secretaria de Saúde tem dificuldades na contratação de médicos
Onde estão e como atendem as instituições cuidadoras de idosos em Brusque
A presidente do Instituto Anjos do Peito, Angelina Tarter, afirma que o hospital já realiza o trabalho de incentivo à amamentação, mas querem melhorar e ampliar o serviço.
“Muitas mães de Balneário Camboriú querem doar leite, mas o banco de leite de Itajaí não consegue atender a demanda. Então vamos auxiliar na criação de um posto de coleta naquela cidade para melhorar a qualidade do leite materno doado”, diz.
Além de auxiliar na criação da estrutura, Angelina também ministrará palestras e cursos para as mães.
A presidente da instituição destaca ainda que, com esta parceria, bebês de Brusque também serão beneficiados, já que muitos que nascem prematuros ficam na UTI Neonatal do Hospital Ruth Cardoso. Além de receberem o leite doado pelas mães de lá, também terão assistência após receberem alta e voltarem para casa.
“Muitos bebês quando ganham alta da UTI e voltam pra casa ficam desassistidos. Então o objetivo é criarmos um link entre o hospital e o instituto que vai fazer esse acompanhamento”.
Angelina explica que todo o leite doado em Brusque é encaminhado para o banco de leite de Blumenau para ser pasteurizado, processo que deixa o alimento livre de qualquer tipo de contaminação. Só depois de passar por este processo é que ele pode ser fornecido aos bebês.
Para o posto de coleta de Balneário Camboriú, Angelina ainda está estudando para onde o leite será levado para ser pasteurizado: para o banco de leite de Blumenau, como são encaminhadas as doações de Brusque, ou para o banco de Itajaí, com o qual o instituto também tem parceria.
“Existem muitos programas bons, que por falta de tempo, de estrutura, não conseguimos levar adiante. O nosso interesse é, futuramente, abrir o Anjos do Peito em todo o estado, já que atendemos mães de várias cidades. Estamos muito felizes em poder ajudar com o posto de coleta em Balneário Camboriú”.
Leia também:
Quais são os planos do novo diretor do Zoobotânico para reativação do teleférico
Saiba quem está impedido de ser mesário nas eleições de 2018
Ajude o instituto
O Instituto Anjos do Peito recolhe de 15 a 30 litros por semana de leite humano em Brusque. Para se manter, a instituição precisa do auxílio da comunidade. A intenção é contratar funcionárias fixas para realizar o atendimento das mães, entretanto, com os recursos atuais, não há como fazer a contratação porque não tem como pagar os salários.
“O que arrecadamos vai para as despesas fixas como aluguel, água e luz. Não temos como pagar funcionárias e precisamos porque a demanda é grande e os voluntários não estão disponíveis todo tempo”.
A colaboração pode ser por meio de doações mensais, de qualquer valor, cobrada na conta de água. A autorização para a doação pode ser feita na própria sede, ou através do contato com Angelina (47) 99989-2642.