Annie de Morais: constante adaptação ao mercado
Analista comercial da Bilu Alimentos constrói carreira etapa por etapa há 24 anos
Ela é uma das pouco mais de 160 pessoas que se dedicam à empresa fabricante de alimentos fundada em 1984. Só no setor que Annie trabalha são cerca de 30 pessoas atuando para comercializar os produtos por toda a região Sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro e no mercado internacional.
Com o passar dos anos, a rotina profissional precisou ser compartilhada com as obrigações maternas. O dia inicia próximo das 6h15. Antes das 7h30, horário em que começa a trabalhar, ela cumpre os primeiros afazeres domésticos e leva o filho à escola. Ao longo da semana, a sequência se repete próximo ao meio-dia.
Ela está habituada ao ritmo intenso de atividades desde a adolescência. Foi neste período que Annie começou no emprego, ainda organizando contas a pagar e a receber, no setor financeiro.
Ficou 11 anos na atividade antes de mudar para o setor atual. Na época, dividia o tempo dedicado à carreira com os estudos. O contato com a empresa veio da proximidade com pessoas ligadas à Bilu.
Com formação em Ciências Contábeis, Annie chegou a fazer uma especialização em Gestão Estratégica de Empresas. O conhecimento, aliado à experiência, ajudam na rotina dinâmica do setor. Mesmo com a bagagem profissional, a atualização precisa ser constante.
Novos tempos
Além dela, poucas pessoas estão há tanto tempo na indústria. Estima que, dos colegas do início de carreira, cerca de 90% tenham trocado de emprego ao longo dos anos. A própria composição de diretoria já mudou no período.
Mesmo com o tempo de empresa, ela se descreve como uma pessoa em busca de aperfeiçoamento. Atribui a longevidade da carreira dentro da empresa à capacidade de se adaptar e conseguir compreender os projetos institucionais.
Durante todo o tempo de casa, Annie conviveu com diferentes gerações de profissionais e de tecnologias. Os próprios controles do setor, como ela lembra, antes feitos em papel, hoje ganharam o suporte da informatização. Com os sistemas interligados, é possível acompanhar toda a atuação de representantes comerciais e ganhar mais agilidade no processo.
O auxílio das novas ferramentas e da especialização técnica, afirma, são fundamentais no dia a dia. Utiliza a experiência e os dados disponíveis no setor para ajudar no desenvolvimento de novos projetos na área.
Acesse as matérias no menu acima ou no guia abaixo.
Ontem
Gilberto Bodenmüller: cara e a história da Zen
Roberto Zirke: história viva da Florisa em 41 anos de trabalho
Annie de Morais: constante adaptação ao mercado
Adalberto Pereira: décadas de trabalho e amizades
Hoje
Lucaian Assi: cargo em transformação e expansão
Leandro da Silva: o cliente sempre em primeiro lugar
Ronan Oliveira: controle de qualidade na era digital