X
X

Buscar

Ano de aprendizados: presidente da Acibr avalia atividades da entidade em 2020

Rita Cassia Conti destaca a força do associativismo durante a pandemia

A presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Rita Cassia Conti, define 2020 como um ano de aprendizados. Com todas as mudanças impostas pela pandemia da Covid-19, ela avalia que a entidade soube superar os desafios para chegar em 2021 mais forte.

“Sentimos falta da presença, do carinho, do abraço, mas tivemos uma diretoria participativa, presente. Cada um fez sua parte. Esse período de pandemia foi muito dinâmico. Tenho certeza que foi um ano de desafio, mas de inovação e aprendizado. Estamos mais fortalecidos e toda a diretoria e os colaboradores fizeram a diferença”.

A Acibr, inclusive, ganhou associados, o que para Rita, demonstra a importância do associativismo em momentos de dificuldade.

“No início ficamos preocupados em perder associados. Houve dificuldade de algumas empresas, mas conseguimos nos adaptar e com o decorrer dos meses ganhamos associados. A pandemia mostrou a força do associativismo, o quão é importante falar a mesma língua e nos ajudar mutuamente”.

A presidente da entidade destaca também a importância dos núcleos setoriais. No começo do ano que vem, a Acibr deve iniciar, pelo menos, quatro novos núcleos.

Rita destaca o papel fundamental da entidade no município. Ao longo do ano, a Acibr auxiliou diversas instituições com doação equipamentos, pleiteou a instalação de novos leitos de UTI no Hospital Azambuja, fez a doação de respiradores para a unidade hospitalar, além de prestar apoio para os empresários pleiteando redução de impostos, crédito emergencial, postergação do pagamento de tributos e dívidas, entre outras iniciativas.

A presidente também destaca as ações realizadas pela entidade como o Festival da Cuca, realizado de forma virtual, a manutenção do Temperô, o painel com os candidatos a prefeito de Brusque em parceria com o Conselho das Entidades e ainda os debates com os candidatos de Brusque e Guabiruba em parceria com o jornal O Município.

“A Acibr tem papel fundamental. A entidade é protagonista em alguns aspectos, atua como mediadora, conciliadora e tem uma força expressiva porque representa um número muito grande de empresários multisetoriais, de vários formatos: micro, pequenos, médios e grandes fazem parte da entidade”.

A expectativa da presidente para 2021 é bastante positiva. “Tenho certeza que o aprendizado em 2020 foi grande. Vamos continuar com as inovações que vieram durante a pandemia, como as videoconferências. Com certeza, isso irá somar no nosso trabalho”.