Ano novo, novo projetos
Uma vez me perguntaram quantas vezes eu viajo no ano. Respondi: Quantas forem possíveis! Não é sempre possível sair do escritório, e também tem o lado financeiro, tem que unir as duas coisas e muitas vezes não é possível.
Porém para mim viajar não significa somente ir a locais mais longes como Nordeste e Centro Oeste no Brasil ou viagens internacionais. Para mim é sair de casa. “Todas as viagens são lindas, mesmo as que fizeres nas ruas do teu bairro. O encanto dependerá do teu estado de alma”. Assim, venho a algum tempo pensando em fazer um “projeto” para mim mesma, e fiquei repetindo ao meu marido isso bastante ano passado para então nesse ano começarmos a colocar em prática.
O projeto até ganhou um nome, Quintal de Casa, e o que isso quer dizer? Que vamos tentar passear, viajar mais por nosso “quintal”, ou seja, lugares perto de casa. Há muito que se visitar no estado de Santa Catarina, turistas internacionais vêm passar suas férias por aqui e às vezes não damos o devido valor que nosso estado merece.
Assim, quero aproveitar os finais de semana, os feriados, quem sabe conseguir já sair numa quinta-feira e emendar a sexta-feira para curtir diversos locais pertinho de nós. Pode ser também alguma festa típica da região, que por sinal há muitas, e já estou começando a montar um calendário das mesmas, sempre que tiver alguma informação legal irei colocar aqui para vocês. A ideia é uma vez no mês colocar dicas “Quintal de casa”.
Ano passado já fizemos algumas coisas por perto, não necessariamente somente em Santa Catarina, como Gramado e Bento Gonçalves – amei Bento Gonçalves, me surpreendi. Oito horas de carro pode ser contado como perto, né? Subimos o Morro da Cruz em Nova Trento – a propósito, quero fazer um turismo pelo Santuário de Santa Paulina, já fui em uma missa, mas não turistei. Praia das Palmeiras em Coqueiros na grande Florianópolis, e outras vezes pela cidade.
Estive três vezes em São Paulo: um super tour bem de turista pelas praças e museus; assistir peça da Broadway e Disney da Pequena Sereia; assistir ao Concerto do Andrea Bocelli – até São Paulo vamos considerar perto. Aquele clássico passeio de outubro na Oktoberfest em Blumenau e Fenarreco em Brusque. Parque da Hemerocalis em Joinville, lindo, vale a visita, tão pertinho.
Uma voltinha sempre bem-vinda é a de um dia em Curitiba com a mãe. Final do ano na cidade de Pomerode enfeitada e com a festa de Natal e conhecendo a Rota Enxaimel, aproveitando com uma passadinha pela Villa de Natal em Blumenau na volta para casa. Fechando com chave de ouro um dia na Praia de Sepultura em Bombinhas, pedacinho do paraíso de águas cristalinas tão pertinho de nós.
Outra coisa que gosto de fazer é descobrir novos restaurantes, bares, food trucks em Brusque, e no ano que passou desvendamos diversos novos por Itajaí também, pois estamos muitas vezes pela Praia Brava nos finais de semana, com aquela esticadinha em Balneário Camboriú e Interpraias. Adoro fazer isso, só de ir a restaurantes diferentes, já saímos da rotina.
E você? Já pensou na quantidade de lugares que tem para visitar tão pertinho de casa? Quem sabe tentar conhecer um pouco mais desse nosso quintal tão cheio de cultura, festas, praias paradisíacas, festas típicas com um culinária maravilhosa! Convido a você embarcar junto comigo nesse projeto.
“Todas as viagens são lindas, mesmo as que fizeres nas ruas do teu bairro. O encanto dependerá do teu estado de alma”
Rui Ribeiro Couto
Agenda de janeiro
36ª Festa Pomerana – A cidade mais alemã do Brasil
09 a 21 de janeiro na cidade de Pomerode
105ª Kerb – Uma festa alemã regada a muita alegria na terra das águas termais
11 a 19 de janeiro na cidade de Piratuba
Sommerfest 2019 – Oktoberfest de verão
11 de janeiro a 02 de fevereiro na cidade de Blumenau
1º Festival de Botecos – comidinhas típicas de boteco com ênfase nas cervejas artesanais
10 a 13 de janeiro na cidade de Itajaí