X
X

Buscar

Antecipação da vacina para profissionais da educação é solicitada em Brusque e região

Pelo plano estadual, vacinação dos professores e demais trabalhadores das escolas será na quarta etapa

Os vereadores de Guabiruba aprovaram na última sessão da Câmara uma moção de apelo ao governador Carlos Moisés e ao secretário de estado de Saúde, André Motta Ribeiro, para a inclusão dos profissionais da educação na segunda etapa da vacinação contra a Covid-19.

O documento, subscrito por todos os vereadores, considera o retorno das aulas presenciais como fator importante para antecipar a vacinação dos professores e demais trabalhadores na educação.

Pelo plano do governo estadual, a vacinação desses profissionais está prevista para a quarta etapa. “A vacinação não deve ser considerada fator condicionante para a reabertura gradual e escalonada das escolas, mas certamente sinaliza a prioridade dada à educação e contribuirá para acelerar o processo de reabertura total”, diz o documento.

Os vereadores ressaltam que a quarta fase da vacinação ainda deve demorar, por isso, a antecipação visa “reconhecer a essencialidade dos profissionais da educação, pois como os profissionais da saúde, os educadores são igualmente imprescindíveis para propiciar o futuro de nossas crianças e jovens”.

A moção aprovada em Guabiruba encontra eco em outras cidades da região. A secretária de Educação de Brusque, Eliani Busnardo Buemo, afirma que a antecipação da vacinação destes profissionais seria tranquilizador.

“Se a educação passa a ser serviço essencial, nada mais justo que esses profissionais recebam a imunização o quanto antes, mas entre o ideal e o real há uma grande distância. Os insumos ainda estão chegando, tem as questões técnicas. Torço muito para que se tenha o êxito nas ações governamentais para que a vacina venha em quantidade e os profissionais da educação sejam imunizados”.

De acordo com ela, a rede municipal de ensino tem em torno de 2,6 mil profissionais.

O secretário de Educação de Guabiruba, Alfred Nagel, concorda com os vereadores e acredita que a vacinação deveria ser antecipada para este público.

“Acima de tudo como professor, acho extremamente favorável essa moção. Os professores atuam em situações muito peculiares quando atendem a criança, principalmente da educação infantil. Não há como atender sem contato próximo”, diz.

Nagel observa que em um primeiro momento poderia ser priorizada a vacinação dos professores, que têm contato direto com os alunos, e em um segundo momento os demais profissionais que atuam nas escolas, que conseguem manter um distanciamento maior no dia a dia. “O servente, por exemplo, tem contato, mas consegue manter distanciamento. O professor, principalmente o de creche, mesmo com o distanciamento nas salas, está mais exposto”.

Atualmente, a rede municipal de ensino de Guabiruba conta com quase 300 profissionais.