Antigo orquidário do Zoo de Brusque será transformado em viveiro de imersão

Objetivo é abrigar pássaros apreendidos pelos órgãos ambientais que não têm mais condições de voar

Antigo orquidário do Zoo de Brusque será transformado em viveiro de imersão

Objetivo é abrigar pássaros apreendidos pelos órgãos ambientais que não têm mais condições de voar

Durante o período em que está fechado para visitação por conta da pandemia do novo coronavírus, o Parque Zoobotânico de Brusque está preparando novas atrações para quando voltar a receber visitantes.

Uma das principais novidades do parque será o viveiro de pássaros que está sendo construído ocupando a estrutura de pirâmide do antigo bromeliário e orquidário do zoo. O diretor do parque, Eduardo Serpa, explica que o local está em obras desde novembro e nas próximas três semanas deve ser concluído.

De acordo com ele, o viveiro será de imersão, ou seja, os visitantes do parque poderão entrar no local e interagir com as espécies. “Os visitantes entrarão por uma porta, passam por uma passarela e saem por um outra porta. A pirâmide estava desativada há uns dez anos e pensamos em torná-la útil novamente”, diz.

A obra do viveiro é uma parceria com a Polícia Militar Ambiental. O parque fez um projeto apresentando os custos para adaptar a estrutura e foi contemplado pelo órgão. Os recursos aplicados na obra da nova atração do Zoo são provenientes de multas ambientais. “Apresentamos os custos para a Polícia Ambiental e nos repassaram os recursos. Empresas autuadas pela polícia acabaram pagando a estrutura e estamos utilizando a mão de obra do Zoo para construir o viveiro”.

Serpa destaca que o viveiro será destinado para abrigar pássaros que são apreendidos em operações da Polícia Ambiental, da Fundema ou até mesmo do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

“Quando esses órgãos apreendem pássaros de gaiola não temos onde deixá-los. Muitos são soltos sem condições de voar, porque ficaram muito tempo na gaiola e perderam a capacidade de voo, ou porque não conseguem se manter na natureza. O objetivo desse viveiro será abrigar esses pássaros de pequeno e médio porte que não podem ser soltos”.

Novos animais

Além do viveiro, o Zoo de Brusque se prepara para receber novos animais. Deve chegar em breve um casal de jacutinga que ocupará um dos recintos que está vazio. As aves virão de um zoológico de Curitiba.

O Zoo também receberá filhotes de mico-leão-dourado, espécie que está ameaçada de extinção. A vinda dos primatas faz parte de um projeto que visa a reprodução em cativeiro da espécie em zoológicos de várias regiões do país, evitando que sejam extintos.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo