Anvisa proíbe seis lotes de fórmula infantil após contaminação por bactéria nos Estados Unidos
Decisão foi tomada após um comunicado da agência federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu seis lotes da fórmula infantil em pó da marca Nutramigen LGG. A decisão foi tomada após um comunicado proveniente da U.S. Food and Drug Administration, agência federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, relacionado ao recolhimento do produto, devido a uma possível contaminação por Cronobacter sakazakii. O produto é fabricado pela empresa americana Reckitt/Mead Johnson Nutrition.
A proibição foi publicada pela Anvisa de maneira preventiva, de forma a impedir importação, comercialização, distribuição e uso desses lotes no país, e ocorreu no Diário Oficial da União de 12/1/2024, por meio da Resolução – RE Nº 100, DE 10 de janeiro de 2024.
Até o momento, não foi identificada pela Anvisa exportação desses lotes ao Brasil. Os últimos dados divulgados pela FDA informam que esses produtos foram exportados para: Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela.
Conforme informação fornecida pela FDA e pela empresa em seus endereços eletrônicos, não foram identificados casos de infecções até o momento relacionados ao consumo desses lotes do produto. E o recolhimento não abrange outros lotes dos produtos.
Outras informações sobre o recolhimento promovido pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition nos Estados Unidos podem ser consultadas no site da FDA (https://www.fda.gov/food/cfsan-constituent-updates/reckittmead-johnson-nutrition-voluntarily-recalls-certain-nutramigen-hypoallergenic-powdered-infant) e da empresa (https://www.enfamil.com/nutramigen-recall-2023/).
O que fazer se encontrar um produto objeto do recolhimento?
Se você utiliza produtos da marca Nutramigen LGG, orientamos que seja verificado o lote impresso no rótulo do produto. Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, o produto não deve ser utilizado ou oferecido para o consumo por bebês.
Conforme imagens divulgadas pela FDA e pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition, rótulo, código de barras e impressão dos lotes recolhidos (ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW e ZL3FX) são:
Leia também:
1. Três apostas de Brusque são premiadas na Mega-Sena; confira valores
2. Quatro bairros de Brusque devem ficar sem energia neste fim de semana; saiba os endereços
3. O Município abre vaga para profissional de branded content em Brusque
4. Laudo revela causa da morte dos quatro jovens dentro de BMW em Balneário Camboriú
5. Zoobotânico de Brusque realiza passeio noturno no parque; confira como participar
Assista agora mesmo!
Botuveraenses mantêm tradição de jogos trazidos por imigrantes bergamascos: