Aos 46 anos e prestes a entrar na menopausa, moradora de Brusque é surpreendida com gravidez
Durante a gestação, Sandra não podia levantar peso e decidiu parar de trabalhar para não arriscar a vida dela e da criança
Por Eliz Haacke
eliz@omunicipio.com.br
Aos 46 anos, Sandra de Fatima Nunes Thomaz se preparava para entrar na menopausa. A moradora do bairro Souza Cruz já não tinha mais uma menstruação regular e achava ser algo normal da idade. Acompanhado disso, ela sentia um mal estar e queimação na barriga. Passado o terceiro mês sem a menstruação, ela decidiu procurar um médico para saber se realmente havia entrado na menopausa, além de averiguar o cansaço.
Chegando na unidade ela passou pela triagem com a enfermeira. Ao ser questionada sobre a menstruação, Sandra respondeu que estava entrando na menopausa e que às vezes menstruava e às vezes não. A profissional sugeriu realizar o teste de gravidez, mas Sandra achou desnecessário. A enfermeira conseguiu convencer a mulher que, por desencargo de consciência, decidiu fazer o exame e recebeu a surpresa: estava grávida.
Continua após o anúncio
A diarista precisou passar pelo acompanhamento mensal com o médico devido à idade. “A gestação era considerada de risco, não que eu tivesse alguma coisa, mas com a minha idade era para ter o acompanhamento mensal”.
Em nenhum momento o médico de Sandra sugeriu que ela parasse de trabalhar, mas eles solicitaram para ela evitar carregar peso, além de subir e descer escadas. Por atuar como diarista, Sandra enxergou um empecilho e decidiu dar entrada na papelada para parar de trabalhar temporariamente, evitando assim possíveis problemas na gestação.
“Eu tirei isso da minha cabeça e graças a Deus foi uma gestação tranquila, não tive enjoo, somente aquela queimação no início, mas que depois passou”, recorda.
A mulher passou um dia e meio no hospital passando por diversas aplicações de medicações e ainda não havia iniciado o parto. O médico então decidiu fazer a cesárea. Ali na hora ela e o marido concordaram em fazer a laqueadura, para evitar uma nova gravidez. A pequena Djenifer Victoria nasceu em setembro de 2018.
A diarista ainda levou um tempo para conseguir voltar a trabalhar, pois não conseguia vaga na creche. Ela retornou aos poucos, com trabalhos de meio período e deixando a pequena na avó. Hoje, com 51 anos, Sandra já conseguiu retornar a rotina normal e afirma que nada seria possível sem o apoio e auxílio do marido e da filha mais velha.
Você está aqui: Aos 46 anos e prestes entrar na menopausa, moradora de Brusque é surpreendida com gravidez
Confira também:
▶ Prestes completar 40 anos, moradora de Brusque descobre gravidez durante tratamento contra o câncer
▶ Após longo histórico de abortos, brusquense descobre gravidez inesperada aos 41 anos
▶ Guabirubense consegue engravidar naturalmente duas vezes após anos de tratamento
▶ Aos 40 anos, moradora de Guabiruba engravida dois meses depois de interromper o anticoncepcional
▶ Ginecologista de Brusque comenta sobre as chances e riscos da gravidez após os 40 anos