Apae de Brusque é homenageada nos 50 anos da Fundação Catarinense de Educação Especial
Evento ocorreu em Florianópolis na última quinta-feira, 3
Evento ocorreu em Florianópolis na última quinta-feira, 3
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque recebeu uma homenagem especial no último dia 3 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 50 anos da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em Florianópolis.
O evento reuniu dezenas de pessoas, entre servidores e educandos da FCEE, autoridades civis e militares, representantes de diversas Apaes e de demais entidades do Estado conveniadas com a FCEE, além de convidados especiais, que marcaram a trajetória da instituição estadual.
A homenagem concedida à Apae de Brusque deu-se pela associação ter sido a primeira Apae criada no Estado, representando no ato todas as APAEs de Santa Catariana. O vice-presidente da entidade, Renato Roda, representou a entidade brusquense ao lado da aluna Angela Hoffmann.
Pioneirismo
A FCEE é a primeira instituição pública estadual do Brasil responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial. Criada em maio de 1968 e vinculada à Secretaria de Estado da Educação, beneficia milhares de pessoas em todo o Estado que dependem das políticas públicas para serem incluídas com qualidade de vida na sociedade. Tem a missão definir e coordenar a política de educação especial do Estado de Santa Catarina, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área.
Para o presidente da FCEE, Joaquim Coelho Lemos, a parceria com a Federação das APAES e demais entidades que atuam em prol da inclusão e da educação especial no Estado foram essenciais ao longo dos últimos anos. “Sem dúvida as fronteiras da FCEE não se limitam mais ao perímetro do campus, mas se entendem por toda Santa Catarina”, afirmou na oportunidade em seu discurso.
Representado
Para o vice-presidente da Apae de Brusque, ver a entidade brusquense ser homenageada foi um grande privilégio, já que a mesma também representou as demais Apaes de Santa Catarina. “Esta é uma forma também de homenagear todos os voluntários que atuam em prol das crianças, jovens e adultos especiais. Santa Catarina é reconhecida com o estado do país que mais gera a inclusão, e a Fundação tem um papel fundamental na organização das políticas do segmento em Santa Catarina, orientando e buscando cada vez mais benefícios para centenas de pessoas. Parabéns a todos envolvidos nessa caminhada”, declarou Roda.
Da mesma forma a presidente da Federação das APAES de Santa Catarina (FEAPAES-SC), Lorena Starke Schmidt ressaltou a importância da celebração da FCEE, que marcou todo o movimento em prol da educação especial catarinense. “Ao longo desses 50 anos a parceria da Fundação com as Apaes e com a nossa Federação foi essencial, e nessa relação destacamos a Apae de Brusque, que é referência em nosso estado e país. Temos muito orgulho de poder fazer parte desse momento. Parabéns à Fundação e também a Apae de Brusque pela homenagem”, completou.
Demais homenagens
Além da Apae de Brusque, também foram homenageados: a Sociedade de Surdos de São José (SSSJ); a ex-servidora Ione Machado por suas contribuições na área de educação de surdos, tendo sido a primeira intérprete oficial de Libras da instituição; Maria Nilza Éckel por suas contribuições na área de educação profissional e na política de educação especial; Sonia Terezinha Serpa de Oliveira pela sua atuação no atendimento descentralizado desenvolvido como integradora de educação especial no estado; e Renata Abraham Peixoto por ser a educanda com mais tempo de atendimento na FCEE.
Ao longo do evento o público conferiu demais homenagens e diversas apresentações especiais, como dança e capoeira.
Também participaram da cerimônia de homenagem, a diretora Executiva da Apae de Brusque, Sandra Helena de Almeida; e os colaboradores Jean Machado e Tatiana Schlindwein Godoy.
A Apae de Brusque
Fundada em 14 de setembro de 1955, a Apae de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz. Em 2018 a entidade completa 63 anos, e Pierre é um dos seus alunos. Com ele, mais 300 estudantes recebem atendimento diário.
Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação.