Apae de Brusque promove curso sobre intervenção centrada na família
Cerca de 150 profissionais da região participaram do evento
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque promoveu na última quinta-feira, 30, e na sexta-feira, 31, um curso sobre “Intervenção precoce centrada na família – desafios aos profissionais e familiares”, ministrado pelo Doutor em Psicologia Clínica, Vitor Daniel Ferreira Franco.
Realizado no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), o evento reuniu mais de 150 pessoas, entre profissionais das Apaes de diversas cidades da região; do ensino regular das escolas municipais; bem como representantes do Núcleo de Apoio Multiprofissional à Educação Inclusiva (Namei).
Ao longo do encontro, o especialista compartilhou seus conhecimentos, práticas e experiências, ligados à intervenção precoce e desenvolvimento de crianças, tendo sempre a família como protagonista no desenvolvimento dos pequenos.
“A ideia é pensarmos em conjunto sobre uma outra forma de entender a intervenção precoce com as crianças que tenham algum tipo de transtorno do desenvolvimento. O intuito é colocar a família no centro desse processo, sendo ela a principal promotora do desenvolvimento infantil. Então, dentro desta forma de pensar, olhamos como as rotinas são executadas pelas famílias, como elas irão ajudar a criança a crescer, usando os recursos que têm disponíveis. Tudo isso com uma perspectiva intersetorial, ou seja, que envolve a saúde, educação, apoio social e que também visa a inclusão da criança, não só o seu máximo desenvolvimento, mas, acima de tudo, que ela esteja bem incluída em todos os contextos da vida, seja escolar, social ou familiar”, ressaltou o especialista.
Mudança de perspectiva
Segundo a diretora administrativa da Apae, Rosecler Ceratti Foletto, o curso foi um momento oportuno, de acesso ao conhecimento e experiências de um profissional de referência no tema, que apresentou um novo olhar a respeito de perspectivas do desenvolvimento infantil.
“A questão é trabalhar a pessoa com deficiência sempre nos primeiros períodos da vida, de forma precoce, o que já é um trabalho realizado pela Apae de Brusque, com a estimulação. Além, é claro, ao longo da vida dessa pessoa, no sentido de prevenir agravos e buscar cada vez mais progressos”, destaca.
Atendimento às crianças
Da mesma forma, a coordenadora da Uni Duni Tê, Valdete Battisti Archer destacou a importância do evento, e da busca da unidade em encontrar respostas para dúvidas que surgem, no dia a dia, no atendimento às crianças, desde os primeiros dias de vida.
“Foi possível abrirmos esse olhar para novas possibilidades, para repensar questões do dia a dia, em como podemos atender melhor todas essas crianças com atraso no desenvolvimento e que necessitam de intervenção, o mais breve possível. Ao mesmo tempo, temos uma limitação de profissionais e de atendimentos e, o intuito, é não deixar esse público esperando, em uma idade em que a intervenção é crucial para o desenvolvimento da criança”, completou.
Papel da Família
Além disso, a coordenadora também ressaltou o papel da família no acompanhamento das crianças, em especial nos primeiros períodos da vida.
“Dentro dos trabalhos da Clínica, o foco principal sempre foi a participação da família. Agora, essa nova perspectiva apresentada pelo Dr. Vitor, da intervenção precoce, é algo muito mais amplo do que fazemos, com outras áreas de atuação dos profissionais. Desta forma, vamos buscar, dentro da nossa realidade as possibilidades, o que pode ser adaptado, em prol desse atendimento, com um novo olhar”, completou.
Vitor Franco
Vitor Daniel Ferreira Franco é Doutor em Psicologia Clínica, pela Universidade de Évora (Portugal). Atua, investiga e ensina os domínios do Desenvolvimento Infantil, Psicopatologia e Psicoterapia de crianças e Intervenção Precoce. Colabora com a Apae Brasil em projetos e pesquisas.
A sua participação no evento da Apae se deu após o convite da instituição, que foi prontamente atendido, aproveitando a vinda dele ao Brasil para a participação em um congresso.
Leia também:
1. Kopenhagen vai inaugurar loja em Brusque na próxima semana; saiba local
2. VÍDEO – Câmeras flagram meteoros e “raios vermelhos” ao mesmo tempo no céu em cidade do Norte de SC
3. Hemodinâmica do Hospital Azambuja volta atender pacientes de emergência SUS
4. VÍDEO – Suspeito de atirar em bombeiros morre em confronto com polícia no Vale do Itajaí
5. Good Times e programação de Páscoa: confira sete coisas para fazer em Brusque e região neste fim de semana
– Assista agora:
Goreti Dutra: conheça a professora que utiliza o Instagram como ferramenta de ensino para os alunos