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Apenas 1% dos alunos não participa de aulas online em Brusque

Na última semana de maio, somente 0,34% dos alunos do Ensino Fundamental deixaram de realizar atividades

Os alunos da rede municipal de Brusque têm recebido materiais e participado de aulas online em quase sua totalidade, com no máximo 1,05% dos estudantes sem nenhum tipo de atividade, de acordo com dados da Secretaria da Educação. As escolas oferecem o ensino à distância desde 6 de abril.

No relatório feito na última semana de maio, a pasta aferiu que 0,86% dos alunos da Educação Infantil não receberam nenhum material, sendo que 94,32% estão realizando atividades online. No Ensino Fundamental, são 0,34% que não tiveram contato algum. Na semana anterior, eram 0,24%. Números absolutos não constam nos gráficos finais. Predomina, entre os alunos do 1º ao 9º ano, o uso da plataforma Moodle.

O índice que recebe mais atenção da Secretaria de Educação é justamente o daqueles estudantes que não tiveram nenhuma atividade. A maior porcentagem registrada foi na semana iniciada em 18 de maio: 1,05% dos alunos da Educação Infantil sem acompanhamento. Há alunos que utilizam mais de um método, incluindo aulas online e material impresso.

Do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, as aulas são gravadas ou ao vivo, realizadas por meio do Moodle e do Whatsapp. Os horários são os mesmos de antes da suspensão das aulas presenciais.

Alunos sem acesso aos recursos digitais fazem atividades impressas, obtidas por meio de atendimentos presenciais mantidos em cada escola. De acordo com a Secretaria de Educação, todas as disciplinas estão sendo ofertadas.

A pasta faz acompanhamentos semanais desde 24 de abril, com boletins de acesso dos alunos e informações prestadas pelos diretores das escolas. “Temos um número de alunos que não procuram participar das atividades, e este número varia semanalmente”, comenta a secretária Eliani Buemo. Estes estudantes são buscados pelo sistema Busca Ativa.

As avaliações dos alunos continuam sendo realizadas, levando em consideração as condições do ensino à distância. Entre os objetivos, está evitar os aumentos da reprovação e do abandono do Ensino Fundamental.

“Na volta às aulas presenciais será preciso identificar as lacunas na aprendizagem e, de alguma forma, por meio de recuperação, permitir que o aluno desenvolva as competências descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, completa.

A secretária relata que a pasta tem acompanhado e orientado as ações nas escolas, buscando ações voltadas aos professores. Palestras e mensagens dedicadas à saúde mental do docente têm sido realizadas. Diretores e coordenadores pedagógicos fazem o acompanhamento das salas de aula virtuais. Ao todo, são aproximadamente 1,6 mil.