Apenas 64% da população utiliza máscaras ao sair de casa, diz pesquisa da Secretaria de Saúde de Brusque

Pesquisa foi realizada com 1487 pessoas e teve o objetivo de identificar o índice de pessoas que estavam utilizando o item de proteção

Apenas 64% da população utiliza máscaras ao sair de casa, diz pesquisa da Secretaria de Saúde de Brusque

Pesquisa foi realizada com 1487 pessoas e teve o objetivo de identificar o índice de pessoas que estavam utilizando o item de proteção

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde de Brusque identificou que apenas 64% da população utiliza a máscara corretamente ao sair de casa e/ou caminhar na rua. A pesquisa também aponta que os moradores dos bairros Dom Joaquim e no Santa Terezinha são os que menos utilizam a máscara, sendo a taxa de 56% e 56,79%, respectivamente.

Os dados foram coletados na última quinta-feira, 30, no mesmo horário e período em diversos locais do município. Segundo o secretário de Saúde, Humberto Fornari, 1487 pessoas foram abordadas na rua, sendo que 64% utilizava a máscara corretamente. Os demais deixaram a máscara na bolsa, na sacola ou no bolso da calça.

O secretário avalia a falta do uso de máscaras como um problema seríssimo. “O que pedimos para toda população é que todos utilizem a máscara, mesmo não estando dentro dos recintos comerciais. Isso é muito importante para nós brusquenses, uma vez que nós sabemos que o trânsito de ir e vir deixa no ar o vírus de pessoas que estão contaminadas e não diagnosticadas”.

Fornari também esclareceu que as pessoas que menos utilizavam a máscara são as que enquadram o grupo de risco. “São as pessoas que deveriam estar em isolamento. Apenas 33% das pessoas com 80 a 89 anos estavam utilizando máscaras”.

O secretário também informou que 54% das pessoas entre 70 a 79 anos usavam o item de proteção. “Não queremos que ninguém vá para UTI. Não queremos que nenhum paciente tenha que enfrentar um respirador na UTI. Por isso apelamos para consciência de todos”.

Fornari esclarece que apenas se todos colaborarem e utilizarem a máscara será possível enfrentar o coronavírus. “Precisamos de todos unidos na mesma direção buscando o mesmo caminho para que não precisemos retroagir e fazer o isolamento novamente”.

Dom Joaquim e Santa Terezinha são os bairros que menos estão utilizando máscara

Publicado por Humberto Martins Fornari em Segunda-feira, 4 de maio de 2020

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo