Apesar da Covid-19, diretor-presidente do Ibplan avalia 2020 como um ano positivo
Segundo semestre melhorou os resultados na cidade
Segundo semestre melhorou os resultados na cidade
O Diretor-presidente do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), Jeferson Petermann, destacou que, apesar das dificuldades enfrentadas no ano de 2020, o ano foi positivo pela reinvenção e busca de alternativas para atender à população brusquense durante a pandemia da Covid-19.
“Foi um ano muito difícil, tivemos que nos readaptar e nos reinventar, tanto na forma de análise dos processos como na forma de atendimento ao cidadão”, destaca.
Segundo Petermann, o segundo semestre conseguiu melhorar o ano. “Percebemos uma redução na expedição do número de alvarás e processos” disse.
Algumas ações se destacaram durante o período. No parcelamento do solo, houve uma definição de diretrizes e planos para as análises e aprovações de projetos de novos loteamentos.
Foram tramitados aproximadamente 500 processos de parcelamento do solo em 2020.
No planejamento urbano, foram realizadas pesquisas de domínio público, denominações de novas vias e autorizações de aproximadamente 300 processos no ano de 2020 até 01 de dezembro de 2020.
Já na construção civil, segundo ao Ibplan, houve fiscalização das obras executadas no município em atendimento as reclamações da comunidade, ocupação do solo e placas de publicidade que geram poluição visual.
No licenciamento de novas obras, foi registrado uma redução no primeiro semestre devido a pandemia da Covid 19 e posteriormente um aumento no segundo semestre após a fase inicial da pandemia.
Foram registrados cerca de 700 alvarás de construção e 400 expedições de habite-se.