Apesar da pandemia, comércio de Brusque registra redução na inadimplência em 2020

CDL contabilizou 5,4% a menos de registros de débitos entre janeiro e julho deste ano

Apesar da pandemia, comércio de Brusque registra redução na inadimplência em 2020

CDL contabilizou 5,4% a menos de registros de débitos entre janeiro e julho deste ano

Desde o início do ano, e mesmo com a pandemia do coronavírus, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque registrou uma redução da inadimplência em 5,40% – na prática – cerca de 3300 registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foram baixados até final de julho.

Segundo Valter Kohler, diretor de SPC da CDL de3 Brusque, o número de registros diminuiu pois o número de renegociações e postergações com os clientes foi muito grande. “A maioria dos empresários percebeu que seria um momento difícil para seus clientes e acabou flexibilizando os prazos e recebimentos para garantir sua carteira de clientes.”

De acordo com os cadastros de inadimplência registrados pelas empresas de Brusque, o mês de julho fechou com 58614 registros. Em janeiro havia 59176 acumulados. Cabe ressaltar que os registros não se referem somente aos moradores, mas qualquer pessoa física ou jurídica que possui alguma dívida registrada na cidade, inclusive é possivel haver mais de um registro em um mesmo CPF ou CNPJ.

Em contrapartida, o número de consultas no banco de dados do SPC em Brusque aumentou mais de 30% nos primeiros sete meses de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. Kohler ressalta que o dado não significa que as vendas aumentaram desde o início do ano, mas sim que houve mais cuidados dos empresários ao vender a prazo.

Apesar do contexto atual, Kohler acredita que a partir de setembro a curva deve achatar, o que permitirá uma retomada da economia, de forma sustentável.

“Nós percebemos que os empresários estão tomando toda cautela possível na liberação de créditos, utilizando de todas as ferramentas que a CDL possui para garantir uma boa venda e até uma boa cobrança posteriormente.”

A CDL de Guabiruba informa que os casos de inadimplência não sofreram grandes variações em 2020. De acordo com os dados do SPC, no início do ano havia 18,46% dos consumidores com alguma dívida em Guabiruba. Em junho, o índice atingiu 20,69% e no início de agosto retornou aos 19,89%.

Este dado indica que aproximadamente 80% da população mantém suas contas em dia, porém, em média 20,54% das pessoas que buscam crédito ou tentam abrir um crediário, apresentam restrição relativa a dívidas no comércio.

“Verificando o histórico e avaliando o cenário futuro da economia, cremos que não há motivo para apostar em uma a grande alta da inadimplência, desde que se mantenham as boas práticas na concessão de crédito e abertura de crediários”.

Na cidade, a maioria das dívidas são nos ramos da moda, confecções e calçados em geral. Em relação aos valores das dívidas, os dados demonstram que 72,93% não superam o valor de R$ 500.

Apesar da inadimplência, o CDL de Guabiruba considera o consumidor fundamental para que a economia funcione.

“Portanto, o cliente jamais deve ser visto como vilão, mesmo aqueles que acabam tendo dificuldade para honrar com seus compromissos. Por isso as boas práticas de cobrança atualmente consideram que além de cobrar, o grande objetivo do credor é manter o cliente ativo.”

Dicas do CDL para manter o nome limpo no comércio

1- Manter quantidade de compromisso/carnês sob controle, condizente com o orçamento familiar;

2- Ajustar datas de vencimento de prestações para alguns dias após recebimento do salário, de forma a evitar juros e multas por atraso;

3- Assumir apenas prestações que caibam no orçamento da família;

4- Jamais emprestar o nome para que outras pessoas abrir crediário em seu CPF;

5- Em caso de dificuldades, sempre tomar a iniciativa de procurar o credor para negociar;

6- Quando renegociar dívidas, combine valores de parcelas que possam de fato ser pagas.

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