Apesar da pandemia, idosos aproveitam horário preferencial e votam cedo em Brusque
Locais registraram grande procura dos eleitores que fazem parte do grupo de risco
Locais registraram grande procura dos eleitores que fazem parte do grupo de risco
Mesmo com a pandemia de Covid-19, muitos idosos fizeram questão de aproveitar as primeiras horas do dia para votar nas eleições municipais de 2020. Neste ano, os horários iniciais foram preferenciais aos eleitores mais velhos já que eles fazem parte do grupo de risco. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o objetivo foi de evitar filas e aglomerações.
Zulmira Kochnick Pruner, 73 anos, gosta de votar após o almoço. No entanto, neste ano, devido à pandemia, ela optou por comparecer a seção eleitoral às 8h10. Com a intenção de evitar filas e aglomerações, a eleitora foi ao Colégio Cônsul Carlos Renaux logo cedo e conseguiu exercer o direito a cidadania.
“Acho que cada um deve cumprir a sua obrigação, apesar de que o governo não cumpre. O cidadão tem que cumprir para mostrar para eles que nós fazemos nossa parte”, pontua.
Clóvis Humberto de Souza, 57, levou a mãe Norma Teresinha Moritz de Souza, 85, para cumprir o seu papel logo cedo. O morador do Centro também acompanhou a irmã Elisabet de Souza, 60.
Dona Norma é funcionária pública aposentada e mesmo com a idade, ela faz questão de votar sempre que tem a oportunidade. A família apoiou a escolha da idosa e se organizou para levá-la ao Colégio Cônsul Carlos Renaux, onde ela vota.
Souza esclarece que eles utilizaram álcool em gel, máscaras e realizaram o distanciamento social, conforme as regras, para evitar a Covid-19.