X
X

Buscar

Apesar de mobilidade reduzida, eleitores não deixam de votar em Brusque

Seções com acessibilidade foram montadas previamente

Mari Simas, professora aposentada, votou nesta manhã na escola Feliciano Pires. E mesmo com uma fratura no pé direito, não teve problemas para votar. A moradora estava apoiada em muletas, mas contou também com ajuda de outros eleitores para chegar até sua seção.

Ela conta que há pouco tempo se recuperou de uma fratura de estresse no pé esquerdo, porém, foi diagnosticada novamente com outra fratura, desta vez, no pé direito.

“Tenho que tomar cuidado agora para não forçar, pois o outro ainda está em recuperação”, diz.

Mari ressalta que não teve dificuldades para chegar até sua seção. “Dois cavalheiros me ajudaram”. Ela diz ainda que o movimento nos locais de votação está tranquilo, o que também ajuda, nesta situação.

É possível votar até às 17h.

O que é preciso?

Para votar, o eleitor que realizou o cadastramento biométrico e baixou o aplicativo e-Título poderá apresentá-lo para comprovar sua identidade.

Para quem não realizou o cadastramento biométrico, é necessário apresentar um documento de identificação com foto. Neste caso, são aceitos: carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.

A Justiça Eleitoral esclarece que não vale a certidão de nascimento e de casamento como comprovação de identidade na hora de votar.

Denúncias

O eleitor pode denunciar irregularidades cometidas por meio do aplicativo Pardal, disponível para iOS e Android.

A plataforma possibilita registrar crimes relativos à propaganda eleitoral, como compra de votos, uso da máquina pública, doações e gastos irregulares. Também é possível relatar problemas durante a votação, como defeito ou mau funcionamento da urna eletrônica.

Para denunciar, basta encaminhar vídeos, fotos e áudios que comprovem a irregularidade, além de informar dados pessoais e de contato, que serão mantidos em sigilo. Em Brusque, as denúncias serão registradas diretamente no cartório eleitoral, que fará a triagem dos casos.


Veja agora mesmo!

Após conhecer esposa pelo Facebook, advogado do Timor-Leste se muda para Brusque: