Aplicação de doses de reforço e vacinação em crianças contra Covid-19 está abaixo do esperado em Brusque; veja números
Vigilância em Saúde passou a disponibilizar imunizantes em mais locais para facilitar acesso
Os altos índices de cobertura vacinal com primeira e segunda doses contra a Covid-19 não se repetem nas doses de reforço, que já estão sendo aplicadas em Brusque há meses. Menos de 40% da população acima de 18 anos recebeu a terceira dose, enquanto a quarta, que está liberada para pessoas acima de 40 anos e profissionais da saúde, foi aplicada em apenas em pouco mais de 4% do público-alvo até agora. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira, 29.
A vacinação das crianças também está em ritmo mais lento. Menos de 30% da população entre 5 e 11 anos de Brusque recebeu a primeira dose, enquanto cerca de 16% estão com o ciclo vacinal completo.
Critérios
Adolescentes começaram a ser vacinados em setembro de 2021, enquanto as crianças passaram a receber o imunizante em janeiro deste ano. Atualmente, a população de 5 a 11 anos pode receber as doses da Pfizer, enquanto o imunizante da Coronavac é aplicado no público de 6 a 17 anos.
A aplicação da terceira dose começou em setembro de 2021 para pessoas acima de 70 anos e outros grupos com problemas de imunidade e, ao passar dos meses, foi liberada para toda a população acima de 12 anos que tomou a segunda dose há mais de quatro meses.
Já a aplicação do segunda reforço, ou quarta dose, iniciou em fevereiro, primeiro para a população imunossuprimida a partir dos 12 anos e, desde então, passou a ser aplicada de acordo com a faixa etária. Atualmente, pessoas acima de 40 anos que tomaram a terceira dose há quatro meses já podem receber o imunizante.
Abaixo do esperado
Segundo avaliação da diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, a cobertura vacinal da terceira e quarta doses de crianças não atingiu o esperado.
“Percebo que existem vários fatores, por exemplo as fake news, a diminuição de casos graves que resulta no relaxamento com relação à preocupação com a doença, a percepção com relação à função das doses de reforço, dentre outros fatores”, diz.
Para tentar aumentar a cobertura, a Secretaria de Saúde ampliou a oferta da vacina e, atualmente, todas as UBSs que têm sala de vacina estão vacinando contra a Covid-19. “Estamos sensibilizando a população com relação a importância de se vacinar, e, esperamos que a população acredite na ciência e busque sua proteção”, completa Ariane.
Confira onde ocorre a vacinação contra a Covid-19
– Na Policlínica das 08h30 às 20h;
– Térreo da Vigilância em Saúde, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30;
Nas UBSs, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, nos bairros:
– Bateas;
– Cedrinho;
– Dom Joaquim;
– Jardim Maluche;
– Limeira;
– Paquetá;
– Planalto;
– Rua Nova Trento;
– Santa Terezinha;
– Santa Rita;
– São Luiz;
– Steffen e
– Águas Claras (8h às 11h30).