Aplicativo para população fiscalizar ações da Prefeitura de Brusque é lançado
Linguagem utilizada é de fácil compreensão e aplicativo conta com assistente virtual
A Prefeitura de Brusque lançou, na manhã desta terça-feira, 21, o aplicativo Transparência Brusque, semelhante ao Portal da Transparência, mas que contará com informações com linguagem simples e de fácil compreensão. A plataforma se diferencia do portal de acesso às informações públicas atual, que possui uma linguagem técnica.
No evento, discursaram o prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), o secretário de Comunicação e de Fazenda e Gestão Estratégica, Rodrigo Cesari, e o controlador do Município, Daniel Felício. A apresentação do aplicativo foi feita por Daniel, que explicou o intuito da elaboração da nova plataforma.
“O objetivo é aproximar a população do orçamento público. Atualmente, o que se tem no portal da transparência são informações muito técnicas. O cidadão tem dificuldade em acessar as informações e ter conhecimento de fato daquilo que é disponibilizado à população”, afirma.
Na prática, informações relacionadas aos recursos públicos, como as despesas, receitas e arrecadação da Prefeitura de Brusque estarão disponibilizadas no aplicativo.
Informações referentes à área da saúde também serão mostradas no aplicativo. Será possível conferir o número de consultas realizadas em Brusque pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dados da vacinação contra a Covid-19.
“As informações serão mais fáceis de serem encontradas. Quando se trata de receita e despesas, por exemplo, é possível conferir quanto se arrecadou de IPTU ou quanto foi a arrecadação da prefeitura no ano. Isto estará disponível de forma clara e objetiva”, complementa Daniel.
Caso o cidadão não encontre as informações que deseja, ele pode contar com o auxílio de um assistente virtual que é disponibilizado no aplicativo. Lá, é possível tirar dúvidas.
O controlador do Município reforça, ainda, que é possível entrar em contato com a prefeitura por meio da Ouvidoria ou Lei de Acesso à Informação, caso o cidadão não encontre a informação pública que procura. O telefone da Ouvidoria é (47) 3251-1833. A aba de Acesso à Informação pode ser acessada por meio do Portal da Transparência.
Durante discurso no evento, o prefeito Ari Vequi e o secretário Rodrigo Cesari reforçaram que o lançamento do aplicativo tem como objetivo melhorar a transparência. Além disso, o chefe do Executivo afirma que a medida visa melhorias no combate à corrupção.
O aplicativo
Daniel informou que a prefeitura trabalha na elaboração do aplicativo desde novembro do ano passado, após abertura do processo de licitação. Lançado nesta terça-feira, o aplicativo já está disponível para download.
Para baixar, basta acessar a Apple Store (para celulares da Apple) ou o Google Play Store (para Android). O aplicativo é gratuito e não necessita de usuário ou senha para ser acessado.
Leia também:
– Justiça autoriza que menina induzida manter gravidez após estupro em Tijucas deixe o abrigo
– Granizo atinge cidades do Alto Vale do Itajaí na manhã desta terça-feira
– Atacante Lucas Silva está de saída do Brusque
– Confira as novidades da gastronomia da 37ª Oktoberfest em Blumenau
– Homem é preso por tráfico de drogas após agredir namorada em Joinville
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube