Após 32 anos, Sinseb elege primeira mulher como presidente em Brusque
Professora Tânia Mara Vieira Pompermayer foi eleita coordenadora geral e comandará a entidade entre 2022 e 2027
Professora Tânia Mara Vieira Pompermayer foi eleita coordenadora geral e comandará a entidade entre 2022 e 2027
A professora Tânia Mara Vieira Pompermayer, de 60 anos, foi eleita coordenadora geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sinseb). Depois de 32 anos de fundação, ela é a primeira presidente mulher da entidade e comandará o Sinseb entre 2022 e 2027.
Natural de Bom Retiro, Tânia conta que o sentimento é de reconhecimento, empoderamento e valorização da mulher. “Este ainda é um espaço de poucas mulheres. Sempre foi liderado por homens e alguns muito machistas”, avalia.
Na gestão, ela contará com a professora de Guabiruba, Carline Schlindwein, na vice-coordenação. Segundo o Sinseb, Carline é a primeira pessoa do município a ser eleita ao cargo.
O Sinseb também ressalta que as secretarias de Educação dos municípios são responsáveis pela maioria dos servidores e sócios do sindicato. Também, pela primeira vez, serão representados no cargo máximo da diretoria sindical, com a professora eleita.
Contudo, Tânia garante que a gestão será em prol de toda a categoria. “A prioridade é dar continuidade e continuar nossas lutas de respeito e devida valorização do servidor público. Porque sem o servidor público uma cidade não caminha, não desenvolve”, pontua.
No total são 49 servidores eleitos para a nova diretoria. Tendo mais de 50% de renovação em relação a atual diretoria. O atual presidente do Sinseb, Orlando Soares Filho, segue no cargo até 15 de janeiro de 2022, quando Tânia deve assumir.
Com chapa única, a nova diretoria recebeu votos de 96% dos servidores. “Diante do percentual de aprovação, é o reconhecimento do servidor público dos três municípios de nossa base do trabalho até então desenvolvido pelo sindicato”, avalia.
Tânia relata que sempre teve interesses em conhecer sobre direitos e deveres do servidor. Em 2008, ela foi convidada para participar da chapa juntamente com Orlando como vice-presidente.
“A cada ano fui me encantando cada vez mais com o sindicalismo, com as lutas em prol da categoria dos servidores. E permaneço até hoje com esses ideais”, finaliza.
Após dois dias de votação, em 10 e 11 de agosto, os servidores municipais elegeram a nova diretoria do Sinseb. Foram 915 votos para a “Chapa 1 – Sinseb em Boas Mãos”.
Segundo o presidente da Comissão Eleitoral e representante da Federação dos Servidores Públicos Municipais de Santa Catarina, Sérgio Almeida, o pleito transcorreu sem nenhum imprevisto.
“Para garantir a máxima participação, transparência e lisura no processo, a Comissão Eleitoral organizou 12 urnas, sendo dez itinerantes que percorreram mais de 110 locais de trabalho em Brusque, Guabiruba e Botuverá”, conta.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: