Após ANS suspender planos, Procon de Brusque registra reclamações contra Agemed

Orientação é que usuário faça a portabilidade o mais rápido possível

Após ANS suspender planos, Procon de Brusque registra reclamações contra Agemed

Orientação é que usuário faça a portabilidade o mais rápido possível

O Procon de Brusque tem registrado de duas a três reclamações por semana contra a Agemed. Há alguns meses, a operadora de planos de saúde tem enfrentado problemas com os usuários.

De acordo com o diretor do órgão municipal, Volnei Montibeller, a principal queixa dos brusquenses é com relação à não autorização de procedimentos.

“Os usuários estão tentando fazer consultas, exames e a operadora não está autorizando”, diz.

Outra reclamação comum é o aumento no valor do plano de saúde sem justificativa. Montibeller diz que a orientação do Procon é que o usuário faça a portabilidade, ou seja, mude de plano de saúde.

“Ao que tudo indica, a operadora está passando por dificuldades financeiras e a opção é migrar para outro plano o quanto antes, evitando que a situação fique ainda mais grave”, afirma.

O diretor do Procon explica que as reclamações são abertas individualmente após o órgão analisar a documentação. 

Ele destaca ainda que se algum cliente receber negativa para a portabilidade ou cancelamento do plano, deve denunciar ao Procon.

Até o momento, o Procon de Brusque não recebeu nenhuma resposta da operadora de saúde.

Em Blumenau, o Procon municipal notificou a Agemed devido ao grande número de reclamações nos últimos meses. 

A notificação do órgão de defesa do consumidor recai sobre as solicitações dos clientes para o cancelamento do plano de saúde devido ao não cumprimento da oferta por parte da empresa, sem qualquer aplicação de multa ao consumidor.

No mês de setembro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou uma nota suspendendo a comercialização de 14 planos da Agemed, tendo como base o Programa de Monitoramento de Garantia de Atendimento, que monitora a qualidade do serviço prestado pelo setor e atua na proteção dos beneficiários.

Segundo a agência, o programa avalia as operadoras tomando por base as queixas feitas pelos beneficiários nos canais de atendimento da ANS.

Após a suspensão da ANS, os usuários começaram a enfrentar problemas para entrar em contato com a empresa, que tem sede em Joinville.

Contraponto

Em nota, a Agemed informa que passa por uma “reestruturação profunda, a fim de tornar o seu modelo de negócio sustentável em longo prazo. Nesse sentido, estão em andamento negociações com a rede médica, o que vem ocasionando mudanças mais frequentes que o habitual em nossa rede credenciada”.

A operadora também diz que “está sendo flexível quanto aos pedidos de cancelamento, e liberando os beneficiários de cumprir a vigência do contrato, se assim desejarem. Como estamos com um alto volume de demandas, nem sempre nossa resposta ao pedido de cancelamento é imediata”.

O plano de saúde explica que, para fins de cancelamento, é considerada a data em que foi feita a solicitação: por exemplo, se o pedido de cancelamento foi feito no dia 2, e a confirmação da Agemed veio no dia 12, o plano será cobrado e terá validade até o dia 2.

Ressaltamos que eventuais faturas antecipadas ou recebidas durante o processo de cancelamento estão sendo ajustadas, de forma a não prejudicar o cliente que está optando pelo encerramento do contrato nesse momento”, diz a nota.

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