Após atualização, pesquisa da cesta básica voltará a ser divulgada em Brusque
Levantamento é realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)
Levantamento é realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)
A partir deste mês voltará a ser realizada a pesquisa da cesta básica em Brusque. O levantamento é feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e os dados serão divulgados no dia 6 de dezembro.
A pesquisa foi feita até 2020 e foi adiada por conta da pandemia da Covid-19. A coordenadora do Fórum Sindical, Marli Leandro, ressalta que a intenção era ter voltado a realizá-la antes. Porém, após dois anos, tanto o Fórum quanto o Dieese viram a necessidade de atualizar a forma de fazer a coleta de dados.
“Foi visto que tivemos novos estabelecimentos na cidade, com os atacados, e por essa mudança de mercado fizemos um novo questionário para saber onde a população realiza as compras”, salienta.
Para isso, Marli detalha que foram coletados em torno de 1 mil questionários com os trabalhadores vinculados aos sindicatos e empresários para mapear os principais mercados e locais de compra.
“É um processo importante e agradecemos a todos os que participaram da coleta deste questionário, com todos os itens e locais, se é no mercado, supermercado, mercearia ou açougues, se a compra é feita no bairro ou não. Precisou de todo um preparo para chegarmos nesta pesquisa oficial. Foi um trabalho participativo com os sindicatos”, complementa.
Segundo o supervisor técnico do Dieese, José Álvaro de Lima Cardoso, a pesquisa sofreu poucas mudanças após a verificação. No novo procedimento, ele detalha que são dez locais de pesquisa, dois a menos de como era feito anteriormente. “Não tivemos grandes mudanças de locais. O grupo Archer continua dominando o comércio de produtos básicos”, aponta.
José também relata que outra mudança significativa é que a pesquisa será realizada apenas em supermercados. Antes, segundo ele, tinha uma ou outra feirinha, além de padarias e açougues.
“Nos últimos anos, não só em Brusque como no Brasil, os supermercados cada vez mais concentraram as vendas de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Antigamente, tínhamos feiras e sacolões. Tudo isso em termos de frequência desapareceu a favor dos supermercados, pois eles têm mais giro e podem ofertar produtos mais baratos”, explica.
Outro fator destacado por ele é a centralização dos locais de compra. “Quando a gente faz uma pesquisa dessas, aparecem dezenas de locais, mas descartamos os menos frequentados, pois trabalhamos como critério de frequência. As pessoas compram tudo, os treze produtos das cestas básicas, e os mercados oferecem todos eles. O trabalhador vai aonde é mais barato, onde tem promoções, estacionamento e condições de pagamentos”, completa.
Com a aplicação dos questionários, uma pesquisa piloto foi realizada em outubro. Com o sucesso das novas mudanças, a oficial é feita neste mês de novembro.
Os resultados serão apresentados em evento em dezembro. Marli detalha que a nova metodologia também será explicada, pois ela será replicada na pesquisa mensalmente.
“A pessoa que fará a coleta precisará retornar várias vezes nos estabelecimentos durante o mês. É um trabalho minucioso e técnico, que precisa acompanhar toda essa metodologia para ter um resultado eficaz”, finaliza.