Após aumento de preços na construção civil, Corpo Bombeiros de Brusque refaz projeto do novo quartel
Projeto inicial foi apresentado em 2019, mas pandemia impactou na continuação da obra
Com a elevação dos preços no setor da construção civil, o projeto do novo quartel do Corpo de Bombeiros precisou ser reavaliado. Os custos foram praticamente dobrados em relação ao orçamento inicial e, por esse motivo, o comando optou por adequar e reajustar o projeto original.
O objetivo é enquadrar a obra do novo quartel no novo cenário econômico e dentro da capacidade orçamentária atual do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque, a qual gira em torno de R$ 5 milhões.
“A construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar no município de Brusque é, com certeza, a grande prioridade do comando local. Sabemos que, dada a importância do município nos contextos estadual e federal, e tendo em vista o elevado número de ocorrências e de atividades de prevenção desenvolvidas pela corporação diariamente, a construção de uma estrutura mais robusta é algo premente, razão pela qual continuam sendo envidados todos os esforços nesse sentido”, avalia o comandante do Corpo de Bombeiros de Brusque, capitão Rodrigo Gonçalves Basílio.
Impacto da pandemia
O projeto do novo quartel do Corpo de Bombeiros foi apresentado no segundo semestre de 2019. Com o apoio da equipe técnica da Prefeitura de Brusque, o projeto do novo quartel estava pronto. Segundo Basílio, restavam apenas algumas pendências relacionadas à regularização do terreno, que foram solucionadas pelo comandante dos bombeiros da época, Jacson Luiz de Souza.
No entanto, neste meio tempo ocorreu a pandemia de Covid-19, que impactou diversos setores, entre eles o da construção civil. De acordo com o comandante, o aumento dos preços afetou o orçamento inicial da obra e elevou o custo final para mais de R$ 8 milhões. Na época da apresentação do projeto, o Corpo de Bombeiros tinha metade desse valor em caixa para construir o novo prédio.
Além disso, outras ações foram necessárias neste período. Uma delas foi a atuação do Corpo de Bombeiros na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19.
Novo projeto
“Sendo assim, jamais deixando de ter como foco o interesse público e o princípio constitucional da eficiência, cuja economicidade é um dos seus elementos formadores, a medida que se fez necessária foi o reajuste do projeto”, pontua Basílio.
O novo projeto está em fase de elaboração e, novamente, o Corpo de Bombeiros conta com o apoio da equipe técnica da Prefeitura de Brusque. Além disso, o Observatório Social também está acompanhando cada etapa para construção do novo quartel.
A intenção é que todos os ajustes no novo projeto sejam concluídos no primeiro semestre de 2022. “Tão logo isso seja feito, será lançado, de imediato, o respectivo edital de licitação visando à fase de execução”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube