Após dois anos, familiares e amigos comemoram a Festa de Maio em Brusque

Evento tradicional na cidade não foi realizado nos dois últimos anos devido à pandemia

Após dois anos, familiares e amigos comemoram a Festa de Maio em Brusque

Evento tradicional na cidade não foi realizado nos dois últimos anos devido à pandemia

Depois de dois anos de espera, os membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque puderam novamente se reunir para comemorar a Festa de Maio neste sábado, 14, e domingo, 15. Tradicional na cidade, o evento era realizado anualmente no terceiro domingo do mês de maio, mas, devido à pandemia, os dois últimos anos não foram celebrados.

O retorno da festa, que reúne famílias e amigos, surpreendeu a organização. No domingo, antes das 12h30 já não haviam tickets de almoço ou churrasco para serem vendidos. A coordenação da festa precisou comprar mais mantimentos para poder disponibilizar mais 50 churrascos e 30 refeições. No total, foram vendidos 1380 churrascos e 930 almoços.

O espaço, que suporta um pouco mais de mil pessoas sentadas, esteve lotado no sábado à noite e domingo. “Só de lugar para sentar aqui, nós temos mais de mil lugares e estava completamente lotado e muitas pessoas em pé ainda. Então, sábado eu acho que andou por aqui umas 2 mil pessoas”, contou Sérgio Kuchenbecker, coordenador da festa.

O pastor Edélcio Tetzner comentou que a comunidade sentia falta da comemoração. “Eu vejo que o povo estava com saudade. Saudade do reencontro, saudade da conversa amiga, saudade dessa tranquilidade para celebrar a vida”, disse.

Ele também ressaltou que a união permanece apesar da pandemia. “É um momento de gratidão. Nossa comunidade consegue se reorganizar, se reencontrar após a pandemia e todas as dificuldades que são consequências dessa pandemia. A comunidade está de pé”, afirma Edélcio.

Momento em família

Beatriz Coan/O Município

Para Izabele Cristina de Souza, 34 anos, este foi um ano especial. Além de atuar pela primeira vez como uma das festeiras, também foi a primeira edição que seu companheiro, Lindomar Luiz Junior de 34 anos, participou do evento. Ele, que vem de outra cidade, afirma que adorou o momento e se sentiu muito acolhido.

O casal também estava acompanhado dos pais de Izabele, Eliana Knop de 62 anos e Milton Souza de 64 anos. A participação da família no evento acontece desde a infância de Izabele que destacou a falta que a festa nos últimos anos. “Estamos gostando muito desse momento em família, muito felizes em fazer parte, depois de dois anos de pandemia, voltar e estar em comunidade. A gente sentia muita falta. É um momento muito rico”, diz.

Beatriz Coan/O Município

O casal Max Heinig, 52 anos, e Adriane Hanzen, 39 anos, também aproveitou a Festa de Maio para reunir a família. Pais de dois adolescentes, Guilherme de 17 anos e Manuelle de 13 anos, eles confessam que houve relutância dos filhos para participar. “Eles não queriam vir. Preferiam que viéssemos buscar a comida para comer em casa. Mas depois de estar aqui, começam a ver amigos, professores. Então se torna um momento agradável e todo mundo gosta”, conta.

A família participa do evento com frequência e Max comentou a sensação dos últimos dois anos sem a festa. “Foi triste, estranho. Porque se aguarda muito por esse momento. Acaba faltando alguma coisa”, diz.

Beatriz Coan/O Município

Outra família que sentiu muita falta da Festa de Maio foi a da Karine e do Fernando Ulber, que é maestro da igreja. O casal, que levou pela primeira vez seus dois filhos Harry de 4 anos e Thomas de 1 ano, participa da organização do evento há 15 anos.

Karine, que é filha do coordenador da festa, disse que é um evento marcante e comentou a sensação do retorno. “Desde a minha infância nunca deixei de vir um ano. É uma festa marcante na nossa vida. Ontem quando estive aqui falei para o meu marido: ‘Que sensação boa de estar de volta nessa festa’. São tantas pessoas conhecidas, tantas famílias, foi emocionante”, disse.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo