GALERIA – Após dois anos, tradicional desfile cívico volta a ser realizado para comemorar os 162 anos de Brusque
Evento teve como tema “Ressignificando a Vida, Fortalecendo Valores”
- Por Luiz Antonello
- 04/08/2022
- 11:56
- +A-A
Evento teve como tema “Ressignificando a Vida, Fortalecendo Valores”
A felicidade levou cores para a avenida Cônsul Carlos Renaux na manhã desta quinta-feira, 4. Após dois anos sem realização por conta da pandemia da Covid-19, Brusque voltou a prestigiar o tradicional desfile cívico de comemoração ao aniversário do município, que completa 162 anos.
Ao longo da avenida e nas ruas próximas, participantes, amigos e familiares marcaram presença no evento, que teve o tema “Ressignificando a Vida, Fortalecendo Valores”.
No desfile, diversas instituições mostraram projetos, programas ou ações nas áreas da educação, cultura, lazer, esporte, mobilidade, infraestrutura e meio ambiente.
O prefeito Ari Vequi saudou a todos os presentes e, emocionado pela perda de sua mãe, Braulina Vinholi Vequi, que faleceu na madrugada, parabenizou o município pelo aniversário.
“É um momento difícil para mim, mas fiz questão de estar aqui hoje de manhã. É com orgulho que hoje temos a quarta melhor cidade do país, que recebe visitantes de diversos estados e que também escolhem nosso município para viver. Desejo de coração um feliz dia a todos, continuaremos firmes para fazer de Brusque uma cidade cada vez melhor”.
A ação iniciou com a equipe dos bombeiros militares da cidade, que antecedeu a participação da Polícia Civil. De acordo com o sargento BM, Marcelo Etur, toda a equipe aguardava com alta expectativa pelo desfile.
A apresentação contou com viaturas, alunos dos bombeiros, que se formam no final de novembro, e os conhecidos Cabo de Souza e cadela Zaara, que já participaram de difíceis missões de resgate pelo Brasil.
“O público gosta da atração, tanto do desfile de 4 de agosto quanto o de 7 de setembro. Uma oportunidade para acompanhar os nossos trabalhos. Após dois anos afastados, agora a gente se preparou bem, em uma semana ensaiamos com os alunos, para desfilar conforme manda a regra”, conta.
Outra forte presença foram das instituições de educação do município, tanto públicas quanto privadas. Crianças de todas as idades levaram conhecimento e mensagens de humanização em momentos coloridos do desfile.
A professora do E.E.F. Edith Gama Ramos, no Cedro Grande, Jucelia Redivo, conta que a sensação é de alegria em estar no desfile com os alunos, principalmente após os últimos anos dramáticos pela pandemia.
“Depois de tudo o que nós passamos, achei muito organizado e já estava com a expectativa boa. Tivemos todo esse tempo de espera, mas é muito bom representar a escola. Para os alunos é uma grande novidade, alguns nunca participaram de um desfile”, pontua.
Além das escolas, muitos pais acompanharam os filhos no momento cívico. O pintor automotivo Arlin Germano de Lima acompanhou o filho Lorenzo Crepas de Lima, aluno do CEI Alberto Pretti.
“É o primeiro desfile que ele participa. Não tem como explicar, é muito bom estar com ele nesse momento. É bom para ele conhecer as outras escolinhas, quem sabe futuramente ele participe de outras atividades”, conta.
A oportunidade de celebração também levou instituições privadas, como a Inova Centro Educacional e Extracurricular. A diretora Eloisa Dalmolin ressalta a importância da presença.
“A gente veio para prestigiar o aniversário de Brusque e divulgar a nossa escola, que fez um ano. É importante pelo retorno da rotina normal. É importante para os alunos tanto na socialização quanto no desenvolvimento também”, comenta.
Próximo dali, estavam 100 participantes do Clube de Desbravadores da região. A coordenadora regional, Leila Lupas, pontua que o momento é de comemorar e de apresentar as ações das instituições.
“Podemos, assim, divulgar o nosso trabalho para a comunidade. Fazemos trabalhos internos e externos, com ações sociais, e é um clube aberto a todos. A interação também é importante”, completa.
O momento comemorativo também contou com a presença de diversos serviços da Secretaria de Saúde de Brusque. A diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, explica que a ação proporciona às equipes a demonstrarem o atendimento para a população.
“O que fazemos como Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, o programa Bem Estar Animal, o Serviço de Assistência Especializada [SAE], a equipe de imunização e endemias, que veio aqui para conscientizar a população do combate à dengue, pois o verão está chegando. Além da epidemiológica, que veio para homenagear os profissionais da saúde, que foram importantes durante a pandemia”, explica.
Durante o desfile, a equipe foi aplaudida pela população, como forma de gratidão ao trabalho dos profissionais da saúde no combate à pandemia.
A coordenadora do SAE, Adrielly Roma, reforça que a saúde pública conta com diversas ações, disponíveis para a população. No caso do serviço, são realizadas ações de prevenção e de atendimento a pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como o HIV, hepatites B e C e tuberculose.
“A gente acha importante participar para mostrar à população a importância de se cuidar, principalmente contra as ISTs. Temos 1112 pacientes com HIV em tratamento hoje na cidade, por exemplo. É importante para o povo conhecer o nosso serviço, que é exclusivo para atender esse tipo de demanda”, finaliza.
[/vc_column_text]
Fotos: Luiz Antonello/O Município