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Após dois dias, quase 2 mil unidades ainda estão sem energia em Brusque, Guabiruba e Botuverá

Celesc já restabeleceu 85% do sistema elétrico catarinense; ação é decorrente de passagem de ciclone extratropical nesta terça-feira

Nesta quinta-feira, 2, a Celesc conseguiu restabelecer 85% do sistema elétrico catarinense, após dois dias da passagem do ciclone extratropical por Santa Catarina. Em todo estado, cerca de 226 mil unidades consumidoras ainda estão sem energia. Segundo sistema da Celesc, são 1.977 unidades sem energia elétrica em Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Conforme o sistema, consultado pela reportagem às 16h15 desta quinta-feira, 2, em Brusque são 776 unidades que ainda estavam sem energia.

Confira os bairros de Brusque mais afetados segundo a Celesc:
Águas Claras: 56
Guarani: 28
Primeiro de Maio: 105
Santa Luzia: 42
Santa Rita: 408
São Luiz: 95
São Pedro: 24
Zantão: 11

Apesar de não constarem no sistema da Celesc, outros bairros também estão sem energia, conforme informação de leitores, tais como o Poço Fundo, Dom Joaquim, Planalto, entre outros.

De acordo com a Celesc, em Guabiruba são 851 unidades em energia e em Botuverá são 350.

Ação estadual

Nesta quinta-feira, 300 equipes da empresa seguem trabalhando de forma incansável para sanar todas as ocorrências. Equipes de reforço estão sendo deslocadas das áreas já recuperadas para aquelas que ainda têm demanda, como as regiões da Grande Florianópolis e o Norte do estado.

Os casos são analisados por cada equipe de atendimento e a intenção da empresa é recompor grande parte do sistema nesta quinta-feira. Porém alerta que, dependendo da complexidade e do acesso à algumas regiões, os casos mais complicados deverão ser resolvidos até domingo.

Outra consequência do ciclone foi o rompimento  do cabo de fibra ótica da Oi, que atingiu o sistema de telecomunicação da empresa e de outras distribuidoras que atendem o Sul do país. Atualmente, o call center para emergências da Celesc (0800 48 0196) está funcionando, mas devido à alta demanda pode haver atraso no atendimento ou na identificação dos locais com defeito na rede de distribuição. Os consumidores também podem se comunicar com a empresa por meio do site e do aplicativo, disponível na App Store e no Google Play.

A Celesc orienta a população a ficar em casa, se possível, e não se aproximar de locais próximos da rede elétrica para evitar acidentes.


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