Após enxurrada e queda de ponte, Guabiruba ainda aguarda recursos do governo do estado

Câmara e prefeitura reclamam da postura de Carlos Moisés frente aos problemas enfrentados pelo município

Após enxurrada e queda de ponte, Guabiruba ainda aguarda recursos do governo do estado

Câmara e prefeitura reclamam da postura de Carlos Moisés frente aos problemas enfrentados pelo município

Após visita do governador Carlos Moisés por conta da queda da ponte Prefeito Antônio Heil, no Guarani, em Brusque, o vereador de Guabiruba, Wagner Fischer Westarb (MDB) disse na Câmara Municipal que ficou indignado com o caso.

Ele citou a enxurrada ocorrida no município em 24 de janeiro deste ano, e que até agora a Defesa Civil de Santa Catarina prometeu, mas não enviou recursos ao município.

De acordo com o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke (PP), o município não recebeu ajuda financeira do governo do estado. “Desde o dia 24 de janeiro, o governador não apareceu. Um mês depois, de tanto nós cobrarmos, um coronel da Defesa Civil fez uma visita”, conta.

Apesar da visita, as remoções de barreira e outras ações relacionadas às enxurradas e a queda da ponte no bairro Guabiruba Sul foram realizadas pelo poder público municipal, ressalta o prefeito.

“Fizemos uma ponte de madeira provisória para as pessoas não ficaram ilhadas na rua. Lá tem empresas e fica uma situação difícil”, comenta.

Bairro Lageado Baixo foi um dos mais atingidos pela enxurrada no início do ano. Foto: Bárbara Sales

Nova ponte no bairro Guabiruba Sul

Segundo Zirke, a prefeitura desistiu de aceitar o kit para a construção de uma nova ponte na rua Bernardo Kohler, no bairro Guabiruba Sul, que havia sido prometido pela Defesa Civil estadual.

Ele destaca que a decisão foi tomada após o órgão cobrar formas diferentes na construção das cabeceiras da ponte feita pela prefeitura, que poderia não aguentar a estrutura que seria enviada.

Zirke explica que a ponte que caiu é a única que foi entregue e instalada pela Defesa Civil estadual em 2013. Na época, ainda na gestão do ex-prefeito Mathias Kohler, Zirke conta que foram feitos questionamentos sobre a instalação da ponte por conta do fluxo d’água, mas não houve mudanças.

“Nós temos sete pontes e nenhuma caiu, a única que caiu foi a da Defesa Civil. Conhecemos a realidade do bairro, por isso resolvemos desistir”, ressalta. Com isso, a prefeitura fez um levantamento, e a ponte que custaria mais de R$ 150 mil, irá custar menos de R$ 100 mil.

O prefeito informa que as cabeceiras estão prontas, a cinta foi concretada e a viga será encomendada. Se tudo seguir conforme o planejado, em até 40 dias a ponte estará disponível para o trânsito de veículos.

“Liberamos uma ponte na rua José Schumacher, fizemos da mesma forma e sabemos que irá durar, pois conhecemos a realidade do município. Do jeito que estava, não sei se iríamos receber”, finaliza.


Relembre o caso:
– VÍDEO: famílias de Guabiruba contabilizam prejuízos e tentam se reerguer após noite de terror;
– VÍDEO: Após ponte cair com enxurrada, moradores reclamam de solução da Prefeitura de Guabiruba;
– Três famílias atingidas por enxurrada em janeiro continuam em aluguel social em Guabiruba;
– Saiba como está a situação das casas atingidas por enxurrada em Guabiruba.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo