Após estruturas caírem, pontes do Limeira e Guarani preocupam população de Brusque
Prefeitura de Brusque realizará análise das pontes para identificar quais precisam de recuperação ou melhorias
Prefeitura de Brusque realizará análise das pontes para identificar quais precisam de recuperação ou melhorias
Após a queda das pontes do Santos Dumont e do bairro Guarani, as estruturas das pontes sobre o rio Limeira e do Clube Esportivo Guarani causam preocupação para a população da cidade. No entanto, a Prefeitura de Brusque explica que será realizada uma análise para avaliar a situação das estruturas.
Com a análise, que será feita por um especialista, a prefeitura fará um orçamento, caso as estruturas necessitem de melhorias ou de recuperação. Conforme a secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Volkmann, as duas pontes já estão na lista para serem estudadas.
Leia também:
– Prefeitura de Brusque sinaliza pontes para evitar passagem de caminhões muito pesados
– Prefeito de Brusque determina interdição de mais uma ponte
– Nova cabeceira da ponte Santos Dumont será diferente da anterior; entenda
No momento, a prefeitura realiza orçamentos para encontrar o melhor preço. “Ainda estamos recebendo orçamentos para essa conclusão geral, que será um processo licitatório, e daí poderemos ter [o especialista]. Será feito um laudo de verificação e de orientação para reestruturar, se necessário, as pontes”.
A secretária ainda explica que o laudo deve elencar as prioridades e quais pontes estão mais críticas. Com isso, a prefeitura verificará orçamentos e valores para as melhorias. “Tudo depende do que precisa ser feito em cada um. É difícil responder sem o laudo na mão”. O documento ainda não tem data para ficar pronto.
Ela explica que será encaminhado ao prefeito Ari Vequi um projeto para executar uma obra pela Secretaria de Obras devido à “pane que se criou em Brusque em função das pontes”.
“Já foi feito um revestimento em uma estaca de um trecho, e como o rio está mais baixo do que era na época, nós teremos que fazer um encamisamento mais profundo. Encaminharemos o laudo para a Secretaria de Obras providenciar o encamisamento (revestimento ao redor com concreto)”, explica a secretária sobre a situação da ponte do Clube Esportivo Guarani.
No entanto, Andrea não sabe informar quando será realizado o revestimento, pois tudo depende da Secretaria de Obras, que deve providenciar o material e ver a execução do projeto.
Sobre a passagem para veículos pesados na ponte, ela diz que só será possível responder após a análise do especialista. “Limitamos o peso para caminhões acima de 30 toneladas para que ela não tenha a estrutura fatigada”.
A ponte sobre o rio Limeira, onde foi instalada uma trave de contenção de peso e altura, também será verificada por um especialista, conforme aponta Andrea. Apenas após o laudo será possível dizer quais procedimentos serão feitos no local.
“Já foi solicitada, se vier verba da Defesa Civil federal, para uma ponte toda nova. Se não, esse especialista pode nos orientar de que forma pode ser feita a recuperação. O que nós fizemos foi limitar o peso e a altura dela pois sabemos que ela não tem mais o suporte suficiente para o peso que estava sendo utilizado”, declara.
No entanto, Andrea explica que carros leves podem usar a ponte sem problemas.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: