Após fala do vereador Rick Zanata, IFC de Brusque emite nota sobre alegações contra professor
Vereador em sessão ordinária falou que despedida de professor teria “apologia às drogas e ao comunismo”
Vereador em sessão ordinária falou que despedida de professor teria “apologia às drogas e ao comunismo”
Nesta quarta-feira, 29, o Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque emitiu uma nota sobre a fala feita pelo vereador Rick Zanata. Durante a sessão ordinária desta semana, ele criticou um vídeo de despedida do professor de sociologia que, segundo o vereador, “apologia às drogas e ao comunismo”.
Após a fala de Rick, o assunto ganhou atenção e também foi compartilhado pelo empresário brusquense Luciano Hang em suas redes sociais. As ações repercutiram dentro e fora do IFC, principalmente entre os estudantes.
A nota do IFC inicia relembrando a qualidade do instituto e a conquistas mais recentes da unidade. Também destaca que tem o compromisso com educação libertadora, estimulando a autonomia intelectual e participação cidadã.
Sobre a fala do vereador, o IFC disse que repudia a atitude do legislador. “Repudiamos completamente a fala feita a partir de um recorte, sem conhecimento dos fatos e sem o interesse em dialogar com a instituição”, diz nota.
Conforme o texto divulgado pelo instituto, o vídeo mencionado pelo vereador diz respeito à despedida de um professor substituto da matéria de sociologia e que era uma brincadeira dos alunos. “Os discentes da turma que fizeram o material veiculado pelo vereador elaboraram um quadro com imagens e frases de cunho cômico, em razão dos muitos estereótipos existentes no âmbito da Sociologia e de outras pautas polêmicas em nosso país e no mundo”.
Devido a repercussão do caso, o professor, que segundo o IFC é muito querido pelos alunos, ganhou novas homenagens, também de cunho político-cômico. “Em outra turma, por exemplo, em função dos mesmos estereótipos, os estudantes organizaram o mesmo formato de homenagem, porém com temática relacionada à direita conservadora”, diz.
Na nota também consta que, assim como na homenagem que motivou a fala do vereador, o professor também entrou na brincadeira durante a homenagem com viés de direita. O instituto destaca que em nenhum momento a conduta do docente foi de apologia às ideologias, mas sim de mostrar-se disposto e tranquilo para lidar com as diferenças e com a forma de homenagem escolhida pelos estudantes, além de não fazer censura com a forma de se expressarem.
Diferente do que foi exposto e criticado pelo vereador, o professor é elogiado por abordar e dar espaço às mais variadas posições e concepções ideológicas em sala de aula. Ações que feitas dentro do rigor metodológico que cabe às Ciências Sociais.
O IFC também aproveitou a nota para esclarecer que as ocasiões em que o professor “foi questionado em aula por alguns estudantes sobre o que pensava sobre a ideologia do comunismo, ele explicou que trata-se um modelo utópico de sociedade e que a lógica capitalista parece haver vencido, sobretudo por razões filosóficas e morais, as quais não cabe explorar agora”, diz.
Confira a nota na íntegra aqui.
Leia também:
– Havan vai sortear 100 voos de helicóptero no aniversário de Brusque; saiba como participar
– Menino de três anos escolhe Pelznickel como tema de festa de aniversário em Guabiruba; veja fotos
– Brusque registra em 2022 o junho mais frio em seis anos
– VÍDEO – Meteoro de brilho intenso é registrado no céu de Santa Catarina
– Amigos e vizinhos arrecadam doações para ajudar homem que teve casa destruída por incêndio em Blumenau