Após fim da orquestra do Cescb, grupo cria a Associação Philarmonia Brusque
Entidade foi criada em julho com o objetivo de continuar o trabalho realizado há 14 anos
Entidade foi criada em julho com o objetivo de continuar o trabalho realizado há 14 anos
Após o fim da Escola de Música e da Orquestra do Centro Empresarial de Brusque (Cescb), em abril deste ano devido à pandemia da Covid-19, os integrantes decidiram se unir e criar um novo projeto: a Associação Artístico Cultural Philarmonia Brusque.
A associação surgiu em agosto e conta com 30 membros. Destes, 22 integram a orquestra que, tomando todos os cuidados, se reúne para os ensaios todo sábado.
“Começamos a nos reunir em agosto, quatro pessoas a cada ensaio. Depois em setembro, com os números do contágio diminuindo, passamos para 12 pessoas por vez e agora conseguimos reunir o grupo todo”, destaca o diretor artístico da associação e regente da orquestra, Sérgio Westrupp.
Ele afirma que a ideia de criar uma orquestra filarmônica em Brusque – que é mantida por uma entidade privada – surgiu há dois anos, ainda durante o trabalho em parceria com o Cescb. Porém, as conversas não avançaram. Com o fim da parceria com o Centro Empresarial, a ideia voltou a ser discutida.
“Mantivemos o contato com os integrantes mais antigos do projeto e disso surgiu a vontade de continuarmos. Com essa questão do distanciamento, fazíamos os ensaios remotos. Ficamos desta forma até julho. Então decidimos oficializar a associação e partir para uma nova fase”.
O advogado Germano Norberto Rieg Huber fez toda a parte burocrática da associação e foi eleito presidente da entidade.
“Estávamos no meio da pandemia então todos os contatos foram realizados por meio do WhatsApp, por meio desses contatos chegamos à conclusão de que queríamos continuar a produzir música, mas também gostaríamos de desenvolver um projeto novo, para ir mais longe e abranger outras manifestações artísticas”, destaca o presidente da entidade.
A Associação Artístico Cultural Philarmonia Brusque foi criada oficialmente em 8 de agosto, após dois meses de trabalho no estatuto e na estruturação institucional.
“Nesse viés de promover e estimular a atividade artístico cultural, manteremos dois grupos instrumentais: a Camerata e a Orquestra Philarmonia Brusque, bem como pretendemos ser espaço das demais manifestações artísticas como dança e teatro, por exemplo”, diz.
A orquestra da Associação Philarmonia Brusque já finalizou o repertório de seu primeiro espetáculo, que será feito de forma virtual. Com a limitação de público devido à pandemia, a entidade produzirá videoclipes que serão exibidos, de novembro a março de 2021, em um camarote virtual.
A ideia é juntar recursos para que a associação possa manter seu trabalho. “A pessoa ou empresa que aderir ao projeto vai ter o nome incluído nos créditos finais dos clipes e também um link exclusivo para divulgar com os amigos. Depois de um tempo o link se tornará público e todas as pessoas que assistirem vão reconhecer nos créditos as pessoas que ajudaram”, explica Westrupp.
O projeto será lançado nas redes sociais da Philarmonia Brusque na próxima semana e os interessados em contribuir podem entrar em contato pelo Instagram ou pela página da associação no Facebook.
“Acreditamos na receptividade do nosso trabalho, que já era reconhecido na época do Cescb. Estamos confiantes e com expectativa de poder atender o público que já era fiel e conquistar ainda mais”.
Westrupp afirma que a ideia da associação é estabelecer um diálogo amplo com toda a classe artística de Brusque, fomentando a criação e produção de eventos multidisciplinares na cidade.
“Já temos alguns contatos para fazer em parceria com teatro, dança. Queremos oferecer o nosso trabalho para ser integrado a todas as linguagens artísticas de Brusque”.
O diretor artístico da Philarmonia Brusque diz ainda que, para o futuro, o plano é oferecer cursos, formações e oficinas tanto para os instrumentistas que já têm experiência, como para aqueles que pretendem aprender a tocar um instrumento musical.
“Ano que vem, em um primeiro momento, pretendemos manter um projeto de formação mais pontual e a partir desta experiência com cursos, palestras, acredito que teremos ferramentas para sonhar com a manutenção de um projeto semelhante ao da escola de música do Cescb”.
Qualquer pessoa que se interesse pelo tema pode se associar à Philarmonia Brusque. Não há cobrança de contribuição mensal. Para entrar em contato e saber mais sobre o projeto, basta acessar o Instagram (@philarmoniabq) ou a página no Facebook: PhilarmoniaBQ.