Após licença médica, secretário de Governo de Brusque volta ao trabalho e fala sobre projetos da pasta
William Molina ficou afastado para tratamento de leucemia, e está trabalhando em regime de home office
William Molina ficou afastado para tratamento de leucemia, e está trabalhando em regime de home office
O secretário de Governo e Gestão Estratégica de Brusque, William Molina, retornou no início de abril ao cargo, após ter obtido licença médica para tratar uma leucemia entre fevereiro e março. Ele já participa de finalizações de projetos planejados, como o Brusque em Números, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Molina relata que sempre esteve atento às atividades da pasta que gerencia durante sua ausência oficial. Mantinha contato com os integrantes da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica e orientava o secretário interino, hoje de volta ao cargo de diretor-geral, André Vechi.
“Estive na prefeitura apenas umas três vezes durante a pandemia. Minha imunidade, pelo combate à leucemia, é bastante baixa, e faço parte de grupo de risco”, comenta.
Retornando ao trabalho, o secretário acredita que o teletrabalho, ou home office, poderia ser mais utilizado em outras ocasiões, desde que haja produtividade semelhante com o trabalho presencial. É desta forma que o secretário de Governo e Gestão Estratégica tem atuado desde seu retorno oficial.
“A pandemia trouxe uma obrigatoriedade para lidarmos com a questão do teletrabalho. É uma questão de consciência de quem está envolvido. É só um pensamento, mas estou elaborando um documento que procura mensurar o que foi feito durante o teletrabalho pelos servidores. Contabilidade, por exemplo, é um serviço burocrático. Estar no escritório, na prefeitura, em casa, pode fazer pouca diferença.”
Sempre condicionando uma futura e possível adoção do método em diversas áreas no Brasil à equivalência na produtividade, Molina lista, entre os benefícios, um menor tráfego de veículos nas ruas.
“Tudo é uma questão de análise. Dependendo do trabalho, às vezes só para cumprir horário, para bater o ponto. Se a pessoa trabalha de casa, tem que entregar resultados com a mesma qualidade.”
O Brusque em Números, com importância destacada pelo empresário, é um relatório detalhado que será lançado para acesso público.
O projeto é um relatório que apresenta uma visão geral do aspecto econômico do município. O trabalho leva em consideração aspectos sociais (desenvolvimento humano, saúde, educação, potencial de consumo, segurança pública), de infraestrutura (energia, água, coleta de lixo, esgoto, telecomunicações e transporte). A edição mais recente do Brusque em Números é de 2013.
“Qualquer empreendedor e investidor que pretenda abrir empresa ou fazer aporte financeiro tem à disposição, com o trabalho, pesquisas para verificar em qual contexto no município a iniciativa se encaixa melhor”, comenta Molina.
Com a pandemia de coronavírus (Covid-19), o secretário afirma que o documento elaborado em parceria com o Sebrae servirá também para os empresários com negócios na cidade, que poderão analisar o panorama. “Por meio dos números, há vários indicadores que podem levar a oportunidades sobre demandas, por exemplo. Há indicadores financeiros das populações por bairro”, comenta.
A pasta trabalha também em outros dois projetos para lançamento em curto prazo: o Planejamento Estratégico de Gestão Municipal (Pegem) e o Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Econômico (Pedem). A expectativa é de que sejam lançados em maio e junho, respectivamente.