Após mãe criar vaquinha, menino Vicente, de Brusque, realiza transplante de fígado
Doador foi o próprio pai
Doador foi o próprio pai
O menino Vicente, que necessitava de um transplante de fígado, pois sofre de atresia de vias biliares, fez a cirurgia no dia 18 de fevereiro e passa bem. O doador foi seu próprio pai.
A mãe do menino havia criado uma vaquinha on-line para custear a cirurgia do filho. O valor arrecadado também serviria para pagar os custos de moradia em Porto Alegre.
Ela conta que, após a publicação da matéria sobre a vaquinha, recebeu diversas mensagens de apoio e doações.
No dia 15 de fevereiro, o menino fez um transplante de fígado vindo de um doador morto. Dois dias depois, ele teve que fazer outra cirurgia, pois houve complicações na cirurgia.
Segundo os médicos, a veia porta, responsável por levar o sangue para o órgão, era mais grossa que a do menino. Ela inchou e parou de fazer o fluxo de sangue.
Por causa disso, o menino permaneceu no hospital em estado grave, e recebeu três bolsas de sangue.
Neste momento, o pai dele, que já estava na fila para doadores, fez os exames para realizar a cirurgia. No dia 18 de fevereiro, os dois entraram no centro cirúrgico juntos e fizeram o transplante. Três semanas depois, Vicente recebeu alta do hospital.
Atualmente, a mãe e o menino estão morando em Porto Alegre até a liberação médica para o menino voltar para Brusque. O pai dele voltou uma semana após a cirurgia.
Eles moram em um apartamento perto do hospital, pois o menino tem consultas periodicamente.
– Assista agora:
Luciana Gamba: conheça a trajetória da professora que atua há mais de 40 anos na educação de Brusque