Após nova campanha ruim na Liga Ouro, equipe de basquete brusquense tenta tirar boas lições

Melhora no preparo físico é fator apontado; clube terminou com apenas duas vitórias em 16 jogos

Após nova campanha ruim na Liga Ouro, equipe de basquete brusquense tenta tirar boas lições

Melhora no preparo físico é fator apontado; clube terminou com apenas duas vitórias em 16 jogos

Pelo segundo ano consecutivo a equipe Brusque Basquete fez uma campanha abaixo da expectativa na Liga Ouro, a segunda divisão do Novo Basquete Brasil. Ao final de sua participação na competição, na última segunda-feira, 14, o time acumulou 14 derrotas em 16 jogos, com apenas duas vitórias – aproveitamento de 12,5%.

Contudo, mesmo longe de conquistar a classificação para a próxima fase, o coordenador do projeto, José Eurico Frota, o Zurico, apontou que houve evolução em comparação com as duas participações. “Apesar de numericamente não ter sido aquilo que a gente esperava, é notório que a equipe desse ano foi superior. Fisicamente, o time aguentou bastante, e não houve nenhuma derrota muito elástica como em 2017”.

Zurico credita a campanha às dificuldades estruturais do clube. “Não queremos achar desculpas, mas se ao menos dispuséssemos do técnico para trabalhar em dois períodos seria importante. Hoje o Alexandre (Barros, técnico do time) precisa dar aula em escola, depois dar atenção ao clube e ainda participar de viagens, e isso vai esgotando o profissional”, explica.

Ele ainda lembra que o time obteve resultados significativos, como uma vitória diante do São José, vice-líder, e uma derrota que escapou entre os dedos para o Corinthians, líder. “Poderíamos ter vencido diversos jogos os quais saímos na frente, mas faltou experiência. Apostamos em atletas muito jovens, que apresentaram uma evolução física pro time, porém sentimos também falta de alguém que segurasse os resultados”.

Agora, conforme explica Zurico, os atletas ganham férias e o planejamento será reiniciado. “Vou sentar com o técnico e vamos conversar sobre como será a montagem para o estadual e os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Vamos decidir quem fica, quem sai e também verificar os reforços para o segundo semestre”.

Luta pela Arena
Principalmente nas últimas participações da equipe em casa, o público fez questão de comparecer e apoiar o projeto. Segundo Zurico, o Brusque Basquete tem como intenção seguir mantendo a Arena Brusque em atividade, para que não seja o elefante branco da cidade.

Sem projetos adultos no voleibol ou no futsal, e com um começo ainda acanhado no handebol, é o basquete que vem dando uma sobrevida ao espaço. “Enquanto eu estiver à frente do projeto de basquete, vou lutar para que a Arena siga com atividades”, afirmou o coordenador do Brusque Basquete.

Zurico comentou também sobre a possibilidade de o time de basquete formar uma parceria com o Brusque Futebol Clube, usando os uniformes do quadricolor. A equipe já até passou a usar o nome da cidade e não mais Associação Desportiva Brusque (AD Brusque) em seus materiais para divulgação. “Quero ainda fazer uma reunião com a diretoria do clube para avaliar essa possibilidade. Estamos todos no mesmo barco, precisando de recursos, visibilidade e estrutura, e também representando a cidade de Brusque”.

Campanha do Brusque Basquete
16 Jogos
14 derrotas
2 vitórias
12,5% de aproveitamento

Pontos
989 pontos feitos
1.198 pontos sofridos
-209 saldo de pontos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo