X
X

Buscar

Após reclamações, autoridades sugerem que manifestação em frente ao Tiro de Guerra mude de local em Brusque

Proposta feita em reunião é que ato aconteça no Pavilhão da Fenarreco

*Colaborou Thiago Facchini.

Após uma conversa inicial entre moradores da rua Felipe Schmidt e a Polícia Militar, uma reunião para discutir as manifestações em frente ao Tiro de Guerra aconteceu na manhã desta terça-feira, 22, em Brusque. O encontro reuniu diferentes representantes do poder público e buscava soluções para as reclamações de moradores do entorno, como transferir a manifestação para um novo local. O que foi sugerido pelas autoridades é que os atos aconteçam no pavilhão da Fenarreco.

Conforme o tenente-coronel Heintje Heerdt, responsável pelo comando do do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, a iniciativa veio dos moradores próximos ao Tiro de Guerra que estão incomodados. Durante a conversa inicial, o grupo ofereceu algumas propostas para solucionar a questão e, diante disso, a reunião foi marcada para que as partes envolvidas dialogassem.

Apesar de ter sido feito contato com os manifestantes, o tenente-coronel conta que nenhum representante compareceu. Diante disso, ao longo da reunião os moradores listaram os problemas causados pela manifestação, que iniciou no dia 31 de outubro, e possíveis soluções.

A ata da reunião foi assinada pelos representantes presentes e o documento deve ser encaminhado para o Ministério Público para registrar as reclamações feitas. Além disso, consta na ata que os “presentes demonstram a mais boa vontade para firmarem um posicionamento que possa convergir para o interesse comum”.

Estiveram presentes na reunião, além do tenente, o procurador-geral do município, Edson Ristow, a chefe de processos administrativos da Procuradoria Geral do Município, Larissa Brito, o diretor de Trânsito de Brusque, Renato Bianchi, o vereador Nik Imhof e representantes dos moradores.

Barulho, trânsito e bloqueios

Os moradores levantaram diversas questões que vêm enfrentando desde o resultado do segundo turno da eleição presidencial. São críticas que vão desde barulho excessivo a bloqueios no trânsito.

De acordo com os moradores, existem momentos em que os manifestantes fazem barulho excessivo perturbando o sossego do local. Eles destacaram que essas situações são registradas, sobretudo, durante a noite.

Outro ponto foi a interdição da via pública, tanto parcial quanto total. Em momentos que os manifestantes ocupam todo o espaço do trânsito, os moradores não conseguem acessar suas residências.

Além disso, foi informado pela Diretoria de Trânsito que a ocupação de parte da pista de rolamento congestionou a região. Como consequência, a redução de espaço para o fluxo de veículos tem causado atraso nas linhas de ônibus que precisam passar pelo local.

Também foi relatado na ata que os manifestantes estão ocupando a ciclovia e o passeio público com barracas e veículos, impedindo o uso regular do espaço.

Sugestões para solucionar

Apesar de incomodados com a situação, os moradores não se opõem ao direito das pessoas se manifestarem. Inclusive, foi registrado na ata a garantia de voz e da segurança física dos presentes na manifestação, mas algumas opções foram apresentadas para que isso ocorra e reduza os transtornos.

Uma das propostas apresentadas foi da manifestação se tornar itinerante, ocupando espaços como a praça Sesquicentenário, pavilhão da Fenarreco e Arena Brusque. Outra sugestão, recomendada pelas autoridades, foi de que os atos de protestos passem a ocorrer no pavilhão da Fenarreco. No entanto, conforme já relatado, ainda não houve diálogo com os manifestantes sobre essa possibilidade.

Leia também:
1 – Defesa Civil de Brusque emite alerta para temporais nesta terça-feira
2 – Em nota, diretoria do Brusque se posiciona sobre Havan não renovar contrato de patrocínio
3 – Ícone da música brasileira, Erasmo Carlos fez show em Brusque em 2018; relembre
4 – Após 20 anos, brusquenses que viram Brasil ser penta relembram histórias e falam sobre expectativas para hexa
5 – Vídeo mostra atuação da PRF e do Bope no Centro, em Brusque; entenda do que se trata

– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos